Montagem de compartilhamentos windows.

Atualizado em: 23/07/2006



Sobre este documento

Resumo de comandos, linhas de comando e scripts utilizados na montagem de diretórios windows compartilhados na rede, exemplos de uso para backup e passar anti-virus (em elaboração mas usável, falta revisão e alguns tópicos, quando pronto retiro este aviso).

Os comandos e dicas podem não atender as suas necessidades, não ser compatível com sua instalação, use como referencia, tente adaptar ao seu ambiente, o pacote samba é o mesmo nas distribuições Linux, com pequenas diferenças nos comandos para instalar, também ocorrem diferenças entre as versões do Samba, observa a identificação da distro e versão usada, fique atento a estes detalhes.

Página principal sobre Samba, Instalação e configuração, indicações, FAQ, tutoriais, modelos de configuração, smb.conf e outros documentos especificos como login script, tutoriais, lixeira, configurar estações e etc.
http://www.zago.eti.br/A-menu-samba.html

Veja também comandos mais usados e dicas para solução de problemas.
http://www.zago.eti.br/samba/dicas-e-truques.html
Versão deste documento em formato texto com FAQ ( Mensagens da Linux-br).
http://www.zago.eti.br/samba/smbmount.txt

Estações Windows - compartilhar diretórios.

O Linux acessa normalmente partições FAT16 e FAT32, tanto pra leitura como escrita, também acessa partições NTFS mas a escrita nestas partições não ocorre de forma segura. O modulo do Kernel responsavel pela escrita em partições NTFS ainda é considerado experimental, vem com o aviso DANGEROUS, portando não é recomendavel que o Linux grave em partições NTFS, embora não tenha problema com leitura, algumas distros vem com modulo de escrita em NTFS desativado, pra ativa-lo precisa compilar o kernel ou carregar este modulo à parte, sempre é um trabalho a mais e segurança de menos.

Sugestão - Instale o Windows sempre em FAT32, assim o Linux também poderá acessar tanto pra leitura e escrita sem problemas, todas as versões do windows tem a opção de instalar em FAT32.

Na estação Windows precisa perimitir o acesso aos compartilhamentos, diretório ou HD inteiro conforme o caso, conforme a versão do windows tem alguns detalhes diferente, mas o principio é o mesmo, permitir acesso remoto nos diretórios ou disco inteiro, com senha ou sem senha, o que importa é ter pelo menos um diretório compartilhado, saber o nome da maquina e quando compartilhando com senha precisa também do login e senha, são requisitos mínimos que permite a partir do Linux montar e acessar o compartilhamento.

Não precisa de pacotes adicionais nem configurações extras.

Lembre que algumas versões windows como XP e 2003 além de compartilhar precisa liberar o acesso do usuário, permitir ingresso ou algo semelhante.

Cuidado com firewall e algum aplicativo de bloqueio para acesso remoto, tendo problemas, falhando o acesso, procure usar instalações de testes, sem nada de firewall, somente compartilhando um diretório para toda a rede, de preferencia utilize uma instalação zerada, sem ativar firewall e sem instalar anti-virus e pacotes adicionais, ajuda muito na solução de problemas, depois que dominar a configuração aplique suas regras de segurança.

Windows 98

Para compartilhar, clique com botão auxiliar sobre o icone "ambiente de rede" -> Propriedades -> "Compartilhamento de arquivos e impressoras" -> selecione a opção "Desejo que outros usuários tenha acesso a meus arquivos", clique em OK e atenda ao pedido de reiniciar a maquina, após a reinicialização, clique no ícone "meu computador" -> clique com botão auxiliar na unidade de disco "C" -> clique em "Compartilhamento" e escolha as opções que deseja compartilhar, em ambiente de testes pode compartilhar com a opção "completo" e sem senha, depois que funcionar com esta opção modifique o compartilhamento para testar com outras opções.

Este compartilhamento é acessado tanto pelo Linux como outras maquinas Windows, uma maneira de saber se o compartilhamento está correto é acessar por outra maquina Windows, caso falhe, então resolva o problema entre elas, somente depois de funcionar entre a rede windows poderá passar para a configuração do Linux.

Windows 2000 XP e 2003 tem alguns cliques a mais, caminho diferente, tem mais algumas coisinhas, o principio é o mesmo, compartilhar o diretório para acesso remoto com ou sem senha, quem usa Windows sabe como fazer, então paro por aqui.

Konqueror - Acesso via KDE

Versões mais recentes do KDE o Konqueror acessa compartilhamentos windows pela rede, algumas distribuições já inclue no desktop um ícone ao estilo ambiente de rede, basta um clique para listar todos os compartilhamentos windows e até mesmo de servidores Samba.

Mesmo quem não usa KDE tem outras ferramentas como LinNeighborhood e LISA.

Pode montar via linha de comando ou automatizar a montagem no boot e acessar pelo gerenciador de arquivos de seu ambiente gráfico, konqueror ou qualquer outro navegador no sistema de arquvos, acesse o local onde montou para acessar os arquivos normalmente.

O contrário não é verdadeiro, acesso direto pelo konqueror não cria um ponto de montagem como na linha de comando e portanto não tem acesso via linha de comando.

Procure no seu Desktop pelo ícone "ambiente de rede", caso não tenha, então vamos de konqueror, no campo de endereço no Konqueror (URL), vem mais ou menos assim; file:/home/zago altere para: smb:/mygroup/

Onde; zago é o usuário e mygroup é o grupo de trabalho da rede windows, substitua o usuário e grupo de trabalho conforme sua instalação, ou melhor, conforme a configuração nas instalações windows, se utiliza workgoup então utilize smb:/workgroup/.

Acessar o compartilhamento direto

Sem senha - compartilhamento windows98 configurado _sem_ senha, qualquer usuário acessa via konqueror, não requer configurações adicionais, basta colocar no campo de endereço no Konqueror:

smb:/<nome_maquina_windows>/<diretorio_compartilhado>

smb:/<grupo-de-trabalho>/<nome_maquina_windows>/<diretorio_compartilhado>

Ou use o IP da maquina windows em lugar de grupo de trabalho e nome do compartilhamento, use neste formato.

smb://192.168.1.141/C

Exemplo para acessar a maquina com nome aula2 compartilhando o HD como "C", coloque na URL do konqueror.

smb:/mygroup/aula2/c

dependendo da instalação ocorre um comportamento estranho, em algumas instalações não funciona quando inclue o grupo de trabalho e outros requer, quando falhar no formato acima, tente sem o grupo de trabalho, exemplo;

smb://aula2/C

Acessar a maquina configurada como grupo de trabalho "mygroup" com nome cont2 e com um diretório compartilhado com nome de contabil2

smb:/mygroup/cont2/contabil2

Com senha - compartilhamento windows98 configurado para pedir senha, quando acessar o compartilhamento via konqueror ele abre uma janela pra informar usuário e senha, informe usuário e senha validos pra acessar o compartilhamento, o formato na URL é o mesmo para acessar compartilhamento sem senha.

smb:/mygroup/cont2/contabil2

informe usuário e senha quando solicitado.

Quando falhar, chame o konqueror a partir da linha de comando, deverá exibir algumas mensagens no konsole que ajuda na solução do problema, ao tentar acessar um compartilhamento "mygroup", na URL smb:/mygroup/aula2/c e no konsole retorna esta mensagem.

  Using netbios name AULA.
  Using workgroup MYDOMAIN.
  Error connecting to 66.240.171.12 (Não há rota para o host)

Não entendi, mas aconteceu, CL10 instalado com CD updates1 com perfil "desktop corporativo, não acessou a estação win98 e exibiu esta mensagem acima, colocando este IP na URL do navegador vai cair no site CyberFinder.com, ainda não sei quem enlouqueceu, parece problemas com nomes, o que deu a enteder é que o konqueror vai procurar na web, a solução foi usar na URL do konqueror o IP da maquina windows em lugar do grupo de trabalho e nome da maquina;

smb://192.168.1.141/C

Nem sabia que podia, tentei e funcionou, acessou a maquina sem problemas, qualquer dia, se conseguir repetir esta façanha, vou procurar mais detalhes, tentar também com o IP e nome da maquina no /etc/hosts e verificar com detalhes as mensagens de erro.

Mais algumas informações sobre esta instalação;

  cat /etc/hosts
  127.0.0.1       localhost.localdomain localhost
  192.168.1.197   aula.intranet.net       aula

Estação win98 com nome "aula2" e grupo de trabalho "MYGROUP", fazendo login no Samba sem problema algum, o acesso que ocorreu o erro foi de outra estação Linux, entre as varias mensagens de erro tem esta.

  Um erro ocorreu ao carregar smb://aula2/C:
  A conexão com a máquina smb://aula2/C foi rompida

O mais estranho, de outra maquina da rede instalada com CL10 normal não tem problema algum, aceita na URL qualquer formato demonstrado acima.

Pacotes requeridos na instalação Linux.

Neste exemplo para acesso via konqueror, foi utilizado instalações do CL10 com perfil desktop corporativo, com este perfil automaticamente instala os clientes para acessar os compartilhametnos windows, em instalações com perfil diferente pode faltar algum pacote, use seu gerenciador de pacotes para localizar os pacotes referentes ao "samba", não precisa configurar o servidor Samba nem iniciar o serviço Samba, precisa ter instalados os pacotes referentes ao cliente Samba, não tenho a relação completa, mesmo porque pode ter nomes diferente em outras distros, no CL para pesquisar por pacotes, tem ferramentas como synaptic e apt, alguns comandos que podem auxiliar na pesquisa.

  rpm -qa | grep samba
  apt-cache search samba
  apt-get install samba-clients

procure também por smb

Na maioria das distro, a instalação do KDE 3.4 em diante já inclue o acesso aos compartilhamentos windows.

Veja os pacotes que são instalados em um CL10 com perfil desktop corporativo.

  [root@faqcl10 root]# rpm -qa | grep samba
  samba-common-3.0.4-62748cl
  samba-winbind-3.0.4-62748cl
  samba-clients-3.0.4-62748cl
  
  [root@faqcl10 root]# rpm -qa | grep smb
  libsmbclient0-3.0.4-62748cl
  kio-smb-3.2.3-63233cl

Linha de comando - acesso em ambiente texto via linha de comando.

Lembre de adaptar os comandos dos exemplos abaixo para sua instalação.

Os resultados de mount e smbmount são os mesmos, desmontar, faça com umount quando montar com mount e smbumount quando montar com smbmount.

Quando montar via linha de comando, o ponto de montagem fica disponível também para acesso via ambiente gráfico, basta navegar até o local onde montou.

Quem não está acostomado com montagem de discos pode estranhar, para montar um compartilhamento, precisa criar um diretório local e indica-lo como ponto de montagem, quando montado e acessa-lo, fica parecendo um diretório local, mas é assim mesmo, por exemplo, ao montar um compartilhamento de outra maquina da rede em /mnt/mq144, ao acessar este diretório local estará acessando a maquina remota, tudo que for feito neste local (/mnt/mq144), seja apagar, editar, copiar ou mover arquivos, o resultado acontece na maquina remota, para um melhor entendimento, associe este diretório (/mnt/mq144) como sendo um ambiente de rede, como sendo a maquina remota, como sendo um link ou atalho para acesso aos arquivos da outra maquina.

montagem com o mount e smbmount

Sempre que for montar um disco ou compartilhamento, precisa de um ponto de montagem, na maquina Linux crie o ponto de montagem, pode dar qualquer nome, tente associar ao nome da maquina ou usuáiro para facilitar na identificação, neste exemplo cont2 que é o mesmo nome da maquina windows, pode criar em qualquer local, por padrão se usa o /mnt, então use neste formato ( mkdir /mnt/nome-do-ponto-de-montagem).

mkdir /mnt/cont2

Acrescente em /etc/hosts o ip e nome da estação windows

192.168.1.47 cont2

Acho meio trabalhoso, como funciona sem esta inclusão, acabo nem fazendo isto no Samba 3 em diante.

Adicionar a maquina, para montar na linha de comando precisa fazer esta inclusão com smbclient -L mais o nome da maquina, neste caso o nome é o da maquina windows é cont2 e a linha de comando fica assim.

smbclient -L cont2

Acessando um compartilhamento _sem_ senha:

mount -t smbfs //nomedomicro/nomedocompartilhamento /pontodemontagem

(qualquer um dos exemplos abaixo funcionam com o mesmo resultado)

  mount -t smbfs  //cont2/contabil2  /mnt/cont2
  
  /sbin/mount.smbfs //cont2/contabil2  /mnt/cont2
  
  smbmount //cont2/contabil2  /mnt/cont2

CL10 ao acessar compartilhamento win98 sem senha, após o comando para adicionar a maquina e também da linha de montagem, pede a senha, quando o compartilhamento for sem senha, basta dar um enter para prosseguir, veja o rsultado de CL10 montando um compatilhamento win98

  [root@x86 mnt]# cd /mnt
  [root@x86 mnt]# mkdir mq144
  [root@x86 mnt]# ls
  cdrom  floppy  mq144
  
  [root@x86 mnt]# findsmb
  
                                  *=DMB
                                  +=LMB
  IP ADDR         NETBIOS NAME     WORKGROUP/OS/VERSION
  ---------------------------------------------------------------------
  192.168.1.1     SERV          *[MYGROUP] [Unix] [Samba 3.0.10]
  --corta--
  192.168.1.134   CONTABIL2      [        MYGROUP       ]
  192.168.1.144   INTERNET       [        MYGROUP       ]
  [root@x86 mnt]# smbclient -L INTERNET
  Password:
  
          Sharename       Type      Comment
          ---------       ----      -------
          C               Disk
          IPC$            IPC       Comunicação remota entre processos
  
          Server               Comment
          ---------            -------
  
          Workgroup            Master
          ---------            -------
  
  
  
  [root@x86 mnt]# /sbin/mount.smbfs //INTERNET/C  /mnt/mq144
  Password:
  [root@x86 mnt]# ls /mnt/mq144
  Arquivos de programas  RECYCLED      aideftxt      command.com  msdos.---     system.1st

Acessando um compartilhamento _com_ senha, varios exemplos para uso em script, rc.local ou na linha de comando

     mount -t smbfs //cont2/contabil2 /mnt/cont2 -o codepage=cp850,username=zago,password=popopo
  
     /sbin/mount.smbfs //cont2/contabil2 /mnt/cont2 -o codepage=cp850,username=zago,password=popopo
  
     smbmount //cont2/contabil2 /mnt/cont2 -o codepage=cp850,username=zago,password=popopo

Montagem automatica no boot.

Considere que esta montagem vai funcionar somente quando a maquina Linux for ligada depois da maquina que compartilha a conexão.

Digitar na linha de comando, além de trabalhoso tem grandes possibilidades de erro na digitação, montagens repetitivas pode simplificar de varias maneiras, como exemplos, guardar a linha de comando em algum documento para copiar e colar, fazer script com a linha de comando, incluir no .bashrc do usuário, neste caso a montagem ocorre automaticamente quando ele acessar o bash, pode até colocar no /etc/fstab, evite mexer neste arquivo, quem não tem experiencia pode cometer algum erro que impeça até a montagem do sistema normal, prefira a forma mais simples, com um editor de texto, acrescente uma das linhas de comando abaixo no final de /etc/rc.d/rc.local

mount -t smbfs //cont2/contabil2 /mnt/cont2 -o username=zago,password=popopo

Visualizar os arquivos com acentuação correta, acrescente: codepage=cp850 pra ficar assim:

mount -t smbfs //cont2/contabil2 /mnt/cont2 -o codepage=cp850,username=zago,password=popopo

ou

smbmount //cont2/contabil2 /mnt/cont2 -o codepage=cp850,username=zago,password=popopo

Em scripts e no /etc/rc.d, sempre inclua o caminho completo do comando, localize com "whereis", exemplo no CL10;

  [zago@faqcl10 zago]$ whereis mount
  mount: /bin/mount
  
  [zago@faqcl10 zago]$ whereis smbmount
  smbmount: /usr/bin/smbmount

Portanto, em scripts ou no rc.local utilize neste formato;

/bin/mount -t smbfs //cont2/contabil2 /mnt/cont2 -o username=zago,password=popopo

Desmontar - A desmontagem é automatica quando desliga o micro, também pode desmontar a qualquer momento, utilize uma das opções abaixo:

quando montou com o comando mount ou /sbin/mount.smbfs, desmonte com:

umount /mnt/cont2

quando montou com o comando smbmount, desmonte com:

smbumount /mnt/cont2

Para listar as maquinas windows compartilhando diretórios, utilize:

findsmb

veja também os resultados dos comandos:

df

du

ls -la /mnt/cont2

Usuário comum - liberar montagem para usuário comum

O uso de mount e smbmount são exclusivos do root, igualmente os pontos de montagem criado pelo root, para usuário comum utilizar estes comandos, o root tem que dar permissão, o mesmo ocorre com os pontos de montagem.

Pra dar permissão a usuário comum montar compartilhamentos, como root execute:

   chmod  +s /usr/bin/smbmnt
   chmod  +s /usr/bin/smbumount

Não altere a permissão do smbmount porque não funcionará, altere somente os indicados acima smbmnt e smbumount.

Pra montar em /mnt/ é preciso ajustar as permissões do ponto de montagem, ou pra não alterar as permissões em /mnt, pode criar o ponto de montagem no home do usuário, deve ser criado pelo próprio usuário pra ele ser o dono dos arquivos.

Exemplo: o usuário zago, criar o ponto de montagem cont2 no seu home, basta o proprio usuário zago digitar:

mkdir /home/zago/cont2

Pra montar, basta digitar:

smbmount //cont2/contabil2 /home/zago/cont2 -o password=popopo

Pra desmontar é preciso sair do ponto de montagem e não ter nenhum arquivo aberto ou uso no ponto de motagem, pra sair do ponto de montagem: cd ~ e para desmontar:

smbumount /home/zago/cont2

Permissão - direitos e formas de acesso

Na montagem pode definir as permissões aos arquivos e sub-diretórios, segue alguns exemplos, claro que depende da permissão e direitos que o usuário tenha na maquina remota, qando tiver problemas de permissão, tente ajustar a mascara na montagem e verifique os direitos na maquina remota.

Liberando acesso total, formato da linha de comando no Samba 3 ou mais;

mount -t smbfs //NOMEDAMAQUINA/COMPARTILHAMENTO /mnt/PONTODEMONTAGEM -o username=NOMEDOUSER,password=SENHADOUSER,fmask=777,dmask=777,rw

Exemplo;

mount -t smbfs //aula2/c /mnt/mq144 -o username=zago,password=minhasenha,fmask=777,dmask=777,rw

onde;
//aula2/c = nome da maquina e compartilhamento
/mnt/mq144 = ponto de montagem
zago = nome de login - usuário
minhasenha = senha do usuário que está montando o compartilhamento

  [root@faqcl10 root]# ls -la /mnt/mq144
  total 1206
  drwxrwxrwx  1 root root   4096 2005-09-29 22:48 .
  drwxr-xr-x  7 root root   4096 2005-03-07 03:59 ..
  dr-xr-xr-x  1 root root   4096 2005-04-15 14:41 Arquivos de programas
  drwxrwxrwx  1 root root   4096 2005-04-15 14:49 Meus documentos
  -rwxrwxrwx  1 root root    171 2005-04-15 14:58 autoexec.bat
  -rwxrwxrwx  1 root root  57260 2005-04-15 14:50 bootlog.prv

Explicando - comentarios e mais dicas

No compartilhamento sem senha, basta dar enter em Password, ou informe um usuário e senha qualquer que passa sem pedir o enter, normalmente a linha de comando sem senha tem este formato:

mount -t smbfs //nomedomicro/nomedocompartilhamento /pontodemontagem

Mesmo que o compartilhamento não requer senha, para não parar pedindo o enter, use este formato.

/sbin/mount.smbfs //nomedomicro/nomedocompartilhamento /pontodemontagem -o username=zago,password=minhasenha

findsmb lista as maquinas windows na rede, veja exemplo:

  findsmb
  sh: line 1: /usr/bin/nmblookup: Arquivo ou diretório não encontrado
  
  IP ADDR         NETBIOS NAME   WORKGROUP/OS/VERSION
  ---------------------------------------------------------------------

Resultado: mesmo com maquinas compartilhando diretórios na rede não listou nenhuma maquina da rede que compartilha diretórios.

Após istalar o pacote samba-clients, passou a listar todas as maquinas da rede que compartilham diretórios, pra instalar samba-clients, execute:

apt-get install samba-clients

Após a instalação de samba-clients, o comando findsmb retornou

  IP ADDR         NETBIOS NAME   WORKGROUP/OS/VERSION
  ---------------------------------------------------------------------
  192.168.1.1     SERV          *[MYGROUP] [Unix] [Samba 2.2.3a]
  192.168.1.9     TESTE          [MYGROUP]
  192.168.1.47    CONT2          [MYGROUP]
  192.168.1.52    ZAGO3          [MYGROUP]
  ---corta---

Samba versão 3 retorna algo semelhante a este;

  [root@aula sysconfig]# findsmb
  
                                  *=DMB
                                  +=LMB
  IP ADDR         NETBIOS NAME     WORKGROUP/OS/VERSION
  ---------------------------------------------------------------------
  192.168.1.120   SERVSAMBA     *[MYGROUP] [Unix] [Samba 3.0.4]
  192.168.1.141   AULA2          [        MYGROUP       ]

Na maquina Linux acrescente em /etc/hosts o ip e nome da estação windows

192.168.1.47 cont2

Crie o ponto de montagem cont2 em /mnt:

mkdir /mnt/cont2

Ou em outro local, por exemplo no home do usuário, quando criado e montado pelo próprio usuário dentro do seu home, este terá todas as permissões.

O root pode ajustar as permissões de acesso ao ponto de montagem, pode ser por usuário ou grupo, sobre isto, veja mais chown.txt e chmod.txt

Adicionar a maquina.

smbclient -L cont2

Resultado de smbclient -L cont2

  added interface ip=192.168.1.103 bcast=192.168.1.255 nmask=255.255.255.0
  Password:
  
          Sharename      Type      Comment
          ---------      ----      -------
          CONTABIL2      Disk
          IPC$           IPC       ComunicaÆo remota entre processos
  
          Server               Comment
          ---------            -------
  
          Workgroup            Master
          ---------            -------

Ao verificar em /mnt/cont2 não montou o compartilhamento windows.

Após istalar o pacote samba-clients, passou a montar com o mesmo comando acima, pra instalar execute:

apt-get install samba-clients

Após instalar o pacote samba-clients, executei o mesmo comando e obtive este resultado:

   /sbin/mount.smbfs //cont2/contabil2  /mnt/cont2
  INFO: Debug class all level = 1   (pid 2104 from pid 2104)
  Password:

ao dar enter pra Password: e um ls em /mnt/cont2, listou os arquivos do compartilhamento samba: ls /mnt/cont2

Quando não souber o nome da maquina ou quiser saber quais são as maquinas que estão na rede compartilhando HD ou diretórios use findsmb.

findsmb

Para montar um compartilhamento _sem_ senha.

mount -t smbfs -o guest //cont2/contabil2 /mnt/cont2

  mount -t smbfs -o guest //cont2/contabil2  /mnt/cont2
  mount: tipo de sistema de arquivos incorreto, opção inválida, superbloco inválido em //cont2/contabil2,
         ou número excessivo de sistemas de arquivos montados

Após istalar o pacote samba-clients o mesmo comando passou a montar o compartilhamento.

Para montar um compartilhamento _sem_ senha:

mount -t smbfs //nomedomicro/nomedocompartilhamento /pontodemontagem

Utilize uma destas formas pra montar, todas funcionam.

mount -t smbfs //cont2/contabil2 /mnt/cont2

/sbin/mount.smbfs //cont2/contabil2 /mnt/cont2

Desmontar:

  umount /mnt/cont2  
  ou
  smbumount /mnt/cont2

Alterei as configurações do compartilhamento da maquina windows pra pedir senha, a senha definida foi popopo

Montar um compartilhamento _com_ senha.

  /sbin/mount.smbfs //nomedomicro/nomedocompartilhamento /pontodemontagem -o username=nomedelogin,password=senha
  
  /sbin/mount.smbfs //cont2/contabil2 /mnt/cont2 -o username=zago,password=popopo
  
   /sbin/mount.smbfs //cont2/contabil2 /mnt/cont2 -o username=zago,password=popopo
  
  Retorna algo neste formato; INFO: Debug class all level = 1   (pid 2183 from pid 2183)

ou

  mount -t smbfs //cont2/contabil2 /mnt/cont2 -o username=zago,password=popopo
  
  mount -t smbfs //cont2/contabil2 /mnt/cont2 -o password=popopo

Nos exemplos acima pode omitir "username=zago," ou utilizar qualquer nome pra zago em "username=zago," que vai funcionar também, porque pra acessar compartilhametno do win98 só é requerida a senha.

Depois de montado acesso o diretório onde montou, para usuário parece como um diretório qualquer, respeitada as permissões, pode copiar, mover, apagar e editar arquivos, claro que tem a lentidão da rede.

Mesmo montando em linha de comando o automaticamente no boot, pode acessar pelo ambiente grafico normalmente, basta navegar até o local onde está montado.

desmontar com smbumount /mnt/cont2

Montagem automatica no boot.

acrescente a linha de comando no final de /etc/rc.d/rc.local

mount -t smbfs //cont2/contabil2 /mnt/cont2 -o username=zago,password=popopo

Visualizar os arquivos com acentuação correta, acrescente: codepage=cp850, exemplo:

mount -t smbfs //cont2/contabil2 /mnt/cont2 -o codepage=cp850,username=zago,password=popopo

Ligue primeiro a estação windows, depois ligue a estação Linux que vai montar o compartilhamento no boot.

Neste processo o dono dos arquivos é o root, os demais usuários tem acesso ao compartilhamento somente como leitura.

Ajuda?

man smbmount

Se o sistema de arquivo não for reconhecido adcione smbfs assim:

modprobe smbfs

Estes comandos podem ser usados diretamente da linha de comando ou em script, pricipalmente para montar varias maquinas para backup.

Na minha rede mantenho um texto com todas as linhas de comando completas, com senha e tudo, quando preciso acessar uma maquina windows da rede, pode abrir um konsole para cada maquina um pra acessar a maquina remota onde tem arquivo de comandos e copiar as linhas de comando, outro pra colar os comandos e acessar a outra maquina remota e o terceiro pra comandos locais.

Em ambiente gráfico utilizo o Konqueror.

Página principal sobre Samba
http://www.zago.eti.br/samba/A-menu-samba.html

Página principal deste site (FAQ)
http://www.zago.eti.br/menu.html