http://www.zago.eti.br/zona-do-speedy.txt licença : GNU FDL ou DSL à sua escolha. http://www.gnu.org/copyleft/ ******************************************************** Zago http://www.zago.eti.br/menu.html FAQ e artigos sobre Linux Espaço destinado ao Speedy (ADSL da Telefonica em SP) ******************************************************** Enquanto não encontro uma frase pra representar o péssimo serviço de atendimento e comunição de uma empresa que tem a finalidade de prestar serviços de comunicação e rede, vou denominar de "zona do speedy". O mais incrivel, uma empresa de comunição não consegue se cumunicar com o cliente ou eu não consigo comunicação com um empresa de comunicação. Estou descartando a possibilidade de ser problema de minha parte, com as demais empresas e pessoas não tenho este tipo de problema, por isto acho que seja falha da telefonica, ainda tenho lucidez suficiente, pelo menos é a opinião dos amigos, familia e médicos. ******************************************************** Comunicação na "zona do speedy" 1 - Qualquer problema que temos com speedy devemos ligar pra um 0800, entre eles estão: 0800151500, 0800121500, 08007715104. Enquando voce houve a gravação, vai pressionando tecla pra isto e aquilo até iniciar o dialogo com o atendente ou software de inteligencia artificial, parece que vai indo tudo bem, quando o software deles não sabe o que fazer com o teu problema inicia a tua seção de raiva. Nas minhas ligações só consigo ficar horas pendurado no telefone, pressionando tecla pra isto e pra aquilo que nunca chega na pessoa certa, sempre vão lhe transferir pra outro setor que não resolve e voce não consegue voltar a falar com o primeiro atendente ou opção do programa, voce vai ouvir de tudo, menos como solucionar o problema, voce pode saber qual é o problema e saber explicar, do outro lado não tem quem entenda ou a ordem é não entender, seja qual for o problema, vão dizer que é teu micro, teu sistema operacional, teu provedor e tal... 2 - Não dá pra saber se os atendentes do 0800 são pessoas ou algum software de intelegencia artificial, sendo pessoas é lamentavel o despreparo, sendo um programa de inteligencia artificial até que funciona bem, pena que esqueceram de colocar algumas pessoas capacitadas pra atendimento ao cliente. 3 - Até que poderiam ter um site com algumas informações, pequenas empresas, pequenos provedores, qualquer um pode ter um site, até eu tenho um site pra ajudar usuários Linux. Aliás em um simples documento texto ensino meus alunos e muitas pessoas na internet a instalar ADSL no Linux enquanto as pessoas ou aquele software que atende no 0800 simplesmente respondem "no linuqui não funciona" Até agora não entendi se o site www.speedy.com.br é um jogo que não sei como funciona, um comercial mal feito ou se é um site sobre speedy pra funcionar em algumas versões do windows. Pior ainda, por conexão discada, no meu Conectiva 9, até agora é o único site que não consegui acessar por conexão discada, pode até ser que ainda não sei usar internet, pode ser que ainda não descobri pra serve o site, pode ser que ainda não está pronto ou será que somente eles sabem fazer sites? 4 - Não consigo entender como um empresa do porte da Telefonica que teve a brilhante idéia de desviar a conexão pra autenticação, serviço totalmente desnessário, não teve a simples idéia de colocar o que é necessário, um serviço de orientação, mesmo que seja um simples texto mas que tenha as instruções de configurações, procedimentos pra solução de problemas, FAQ e documentos esclarecendo o funcionamento do sistema, com certeza seria muito mais confortavél ler um ducumento esclarecedor do que ser tratado pelo pessoal do suporte como um idiota ou inbecíl. 5 - Não dá pra saber se querem incomodar o usuário, se não estão nem aí, se é incompetencia ou sei lá o quê. Qualquer administrador de rede sabe controlar os IP, trafego e etcc.., parecem que evoluiram um pouco, já conseguiram desviar a conexão pra autenticação, já sabem controlar o trafego com os novos speedy, eliminaram aquele trafego de virus do tipo Codhed, mas não tem no site textos explicativos pra solução de problemas, nem sabem controlar seus usuários de IP fixo, ainda tem autenticação pra usuários de IP fixo e tudo tem que ser resolvido pelo telefone. 6 - Tenho um Speedy Business (preciso de IP fixo) por isto tive que optar pelo Business, quando estou longe de casa entra aquela autenticação, sempre quando mais preciso da maquina e não estou por perto, nem vou relatar aqui os problemas, simplesmente acho um absurdo. 7 - No final de Novembro de 2003 entrou a tal autenticação, meu provedor (www.internetsp.com.br) faliu ou sei lá o que houve entre eles a Telefonica, só sei que não encontrei outro provedor pra autenticação no sistema antigo (sem taximetro). 8 - Liguei pro tortura do 0800, disse que não queria mais provedor, só precisava de meu speedy funcionando, mandei que debitasse tudo na conta telefonica e não queria saber mais de provedor. Pra minha surpresa o atendente disse que seria cobrado R$ 101,61, valor que concordei e solicitei urgencia na liberação da conexão, como resposta disse que teria que esperar 3 dias úteis, não sei porque demora tanto, como não tenho escolha esperei o retorno da ligação que não aconteceu, no dia 3/12/2003 liguei pro tortura do 0800 e passaram como: login: 1100069318515@itelefonica.com.br senha: b9j6x7x5 Fui informado que também poderia utilizar terra.com.br no lugar de itelefonica.com.br 9 - Com este login e senha começou outra dor de cabeça, até 07/12/2003 esta coisa ainda não foi resolvida e meu speedy não funciona. 10 - Absurdos que os atendentes do 0800 disseram, Speedy Business o atendimento é somento no horario comercial de segunda a sexta, embora eu utilizo na residencia com telefone residencial, insistem que devo entrar em contato com o serviço de atendimento a empresas. Quando ligo pra reclamar que este login e senha não funcionam, sempre sou encaminhado pro diagnostico de problemas speedy que não sabem nada a respeito de login e senha e nem tem como devolver a ligação de volta. Por varias vezes tentei confirmar este login e senha e não encontrei quem soubesse, simplesmente sabem dizer "isto é com seu provedor senhor", não descobri com quem falar, nem o setor responsavel, pelo que entendi não existe ou não podem divulgar. Todos os atentendes dizem que a "itelefonica" não autentica speedy, na ligação que fiz pra reclamar deste login e senha, no dia 5/12/2003 pedi ao funcionario que queria saber onde ficava o funcionario resposavel por isto, queria nomes, local e o endereço pra ir pessoalmente resolver. Acho que não existe, acho que a telefonica usa o telefone pra enrolar todo mundo, pelo menos é o que entendi, os atententes não sabem informar nada a respeito, simplesmente dizem que vão enviar um "BC" ou "BC ON LINE" este é o procedimento, fazem um comunicado e enviam não sei pra onde, o cliente tem que esperar esta tal resposta, nesta reclamação passaram o numero 25100, informaram que teria resposta dentro de 24 horas, depois de 48 horas ainda não tinha resposta alguma. 11 - Ainda não descobri qual utilidade e pra que servem o site: www.speedy.com.br Assim que conseguir acessar este site vou colocar aqui o que tem de útil nele, caso alguém tenha alguma dica, por favor envie pra: zagolinux@uol.com.br Em outra oportunidade acrescento mais alguns detalhes. Agora vou tentar enviar copia deste documento pro ombusdman, imprensa e orgãos responsaveis. ********************************************************