Regras - Lista Linux-BR

Atualizado em: 23/07/2006



Regras da lista Linux-BR

Cópia do texto original:
http://linux-br.conectiva.com.br/~oldbazar/listas/linux-br/regras.php3

Mensagem aos assinantes da Linux-br

A lista Linux-br, hospedada pela Conectiva, cresceu enormemente desde sua criação, em meados de 1997, até ultrapassar a contagem de 2000 assinantes em abril de 1999. Enquanto isso é um excelente índice do crescimento do Linux no País, a popularidade do sistema operacional aumentou em muito o tráfego da lista e, consequentemente, o número de mensagens consideradas "inapropriadas". Vários de seus usuários mais antigos (e com mais capacidade de esclarecer dúvidass) deixaram a lista por não poderem gerenciar o volume diário de mensagens.

Surgiu, então, no final de 1998, a primeira iniciativa com resultados concretos para moderar a lista. O administrador da lista (Arnaldo) convidou um grupo de usuários mais antigos para definir quem moderaria a lista e em que situações isso seria necessário.

Criou-se uma lista de discussão (admin-linux-br) dedicada exclusivamente à administração da lista linux-br e daí surgiu o modelo de moderação que hoje é empregado: caso algum dos moderadores julgue uma determinada mensagem inadequada à lista, responde diretamente ao autor do "e-mail", com cópia para a lista dos moderadores, explicando por que a mensagem não deveria ter sido mandada para a lista.

Esse sistema de moderação, chamado "posterior", deixa passar mensagens inadequadas, mas os autores são avisados da inadequação e espera-se que sejam mais cuidadosos da próxima vez, sob risco, em caso de reincidencia, de puniçães que podem chegar ao cancelamento da assinatura e impedimento de novo cadastro.

A moderação é pautada pelas regras gerais de uso da lista, que são as seguintes:

Leia e guarde a mensagem de boas-vindas do servidor da lista, ela contém informações sobre como se descadastrar, o "e-mail" que você usou e outras coisas importantes. É sua responsabilidade aprender como funciona a lista e mandar a mensagem correta para o local correto!

Esta é uma lista para discussão de assuntos relacionados ao Linux, portanto não envie mensagens sobre outros tópicos ("OFF-TOPIC"). Além de gerarem ruído desnecessário, estas questões podem ser melhor respondidas em listas específicas.

Muitas perguntas podem já ter sido respondidas na lista. Faça uma busca no histórico em:

http://bazar2.conectiva.com.br/pipermail/linux-br/

Dica: Alguns sites de pesquisa como o RadarUOL e Altavista já tem as mensagens da lista indexadas.

Considere a possibilidade de uso de outras fontes de informação (manuais, FAQs, HOWTOs, READMEs, "man pages", mecanismos de pesquisa, etc.) antes de mandar perguntas para a lista. A documentação do Linux e aplicativos é bastante extensa e completa, certamente existe a informação que você procura em algum lugar (provavelmente na sua própria máquina ou CD, veja o diretório /usr/share/doc), procure antes de perguntar.

Na preparação de uma mensagem, tenha em mente que as máquinas dos outros assinantes não são iguais à sua. Mantenha as linhas das mensagens com menos de 72 colunas e com "carriage return" no fim. Evite HTML, vcards, MIME, etc.. Use linhas em branco para separar as partes do texto, elas ocupam apenas um byte cada! é prática comum apagar mensagens ilegíveis sem sequer lê-las e, portanto, sem respondê-las.

Sempre que possível use o conjunto de caracteres ISO-8859-1 para compor suas mensagens.

Não mande anexos (attachments) ou figuras para a lista.

Mande agradecimentos diretamente para quem eles se destinam. O restante dos assinantes não precisa receber este tipo de mensagem e não vai achar que você é mal-agradecido.

Não habilite mensagens automáticas de confirmação de recebimento para mensagens da lista. Isto gera um enorme tráfego inútil.

Não mande mensagens do tipo "eu também", "warez", "cross-posting", correntes, anúncios comerciais, testes, etc.

Seja breve. Nunca diga em dez palavras o que pode dizer em menos. Lembre-se que quanto maior for a mensagem, menos pessoas terão paciência de lê-la (além de a lista ter limitação quanto ao tamanho das mensagens).

Seja claro. Esteja certo de que suas mensagens são fáceis de ler e entender. Reduza os erros de grafia e gramática. Inclua todas as informações necessárias para o entendimento correto do assunto tratado. O julgamento das pessoas a seu respeito será baseado no que você escreve, portanto, o tempo gasto revisando suas mensagens será bem aproveitado.

O título ("subject") da mensagem é o que permite que pessoas com pouco tempo decidam se lerão sua mensagem. Use títulos descritivos que reflitam o conteúdo da mensagem. Quanto tempo você já perdeu lendo mensagens com títulos confusos?

Se for usar assinatura, mantenha-a com não mais de 10 linhas.

Quando for responder alguma mensagem evite a inclusão pura e simples da mensagem original. Reduza o material original ao mínimo absolutamente necessário para ser entendido. Apague todo material irrelevante, cabeçalhos e assinaturas inclusive. Como regra: evite mandar mensagens em que o número de linhas novas seja menor que o das citadas.

Cheque o título antes de enviar uma resposta. Verifique se os destinatários estão corretos e se não está enviando cópias desnecessárias. Não mande mensagens pessoais para a lista.

O meio mais fácil de aprender como usar a lista é "observar" como ela é utilizada pelos outros assinantes. Familiarize-se com ela antes de mandar mensagens. Algumas semanas lendo as mensagens devem ser suficientes.

A comunicação com muitas pessoas através de uma mensagem de "e-mail" é bastante análoga à comunicação com uma única pessoa, exceto pela possibilidade de ofender um grande número de interlocutores mais facilmente. Portanto, seja conservador com o que escreve e liberal com o que recebe. Gritar (escrever com maiúsculas), xingar ou menosprezar outras pessoas apenas fará com que pensem mal de você e reduzirá a vontade de ajudá-lo quando precisar de ajuda. "Smileys" :-) podem evitar confusões.

Não se envolva em brigas ("flame-wars"), nem envie ou responda a material provocativo. Não diga nada que você não diria para alguém em uma sala cheia de pessoas desconhecidas. Se você não está satisfeito, porque está lendo as mensagens da lista? Espere até que você tenha tido chance de se acalmar, uma boa noite de sono opera maravilhas. Se ainda assim você pretende responder a uma provocação ou iniciar uma discussão com alguém, faça-o fora da lista.

O simples fato de uma pergunta ter sido mandada para a lista não obriga que a resposta também o seja. Mande respostas diretamente para quem perguntou e sugira que ele faça um resumo da solução e envie para a lista, com a palavra [SOLUÇÃO] no título. Não repita o que já foi dito.

Se você não obteve resposta com a rapidez que esperava, aguarde mais um pouco, dê uma chance para as pessoas acordarem, chegarem ao trabalho, ou estarem conectadas, antes de assumir que sua pergunta não chegou ou que ninguém se importa. A questão pode estar mal formulada ou não conter informações suficientes, ou pode ser muito complexa e ninguém saber a resposta. Ou ainda, a resposta está no histórico e quem conhece a resposta sabe disto e não se deu ao trabalho de responder novamente!

Se você não sabe ou não tem certeza da resposta, não tente responder esta questão, deixe que outro mais afeto ao problema o faça.

Não mande o texto completo de artigos disponíveis na Internet; se julgar o artigo interessante, mande algumas linhas e um endereço onde os interessados possam ler o restante do texto.

Se você não sabe inglês, considere seriamente a possibilidade de começar a estudar. Além de melhorar suas oportunidades profissionais, 99% da documentação existente no mundo Linux encontra-se em inglês ou traduzida para o inglês. Há projetos que visam a http://lie-br.conectiva.com.br/ internacionalização do Linux e, inclusive, http://ldp-br.conectiva.com.br tradução de muitos componentes para o português, mas isso não torna o conhecimento do inglês dispensável.

Se você está lendo estas recomendações, é ou pretende ser um usuário do Linux, então, caso ainda não o tenha feito, cadastre-se no http://counter.li.org Linux Counter. Ajude a contar os usuários de Linux no Brasil e no Mundo!

filtros Além da moderação, foram implementados alguns filtros que automaticamente rejeitam mensagens "problemáticas" mais comuns. Os filtros atualmente ativos são:

"Quote" excessivo: o número de linhas mantidas da mensagem respondida não pode ser maior do que 3 vezes o número de linhas novas.

Palavrões mensagens contendo palavrões são recusadas automaticamente pela lista.

Tamanho: mensagens para a lista podem ter no máximo 8Kb.

HTML: mensagens em HTML não são aceitas pela lista.

Testes: mensagens que aparentem ser testes de envio são recusadas.

Sem assunto: mensagens com o campo "Assunto" (ou "Subject") em branco são recusadas.

De maneira geral, procure seguir a http://lie-br.conectiva.com.br/~godoy/RFC1855.traduzida.txt RFC 1855 (referente às regras de "Netiqueta").

Moderadores Os moderadores tentam, dentro do possível, deixar claro por que julgam cada mensagem inadequada. Eles podem, porém, errar. Por isso todas as mensagens de moderação vão com cópia para a lista de moderadores. Assim, os moderadores também se moderam. Além disso, se você discorda do motivo da moderação, não hesite em, educadamente, pedir maiores esclarecimentos. Lembre-se de fazê-lo diretamente ao moderador e não à lista.

Essas medidas são para a melhoria da lista e dos serviços providos a seus assinantes. Por favor, colabore tentando ao máximo seguir as regras de boa convivência na lista e seguindo as orientações dos moderadores, consciente do motivo. Em caso de dúvida, mais uma vez, não hesite em perguntar. Mas, acima de tudo, use o bom-senso!

Última atualização: 23/03/2001

Endereço da Lista Linux-br, para se inscrever, desinscrever, consultar histórico e postar perguntas

http://bazar2.conectiva.com.br

http://bazar2.conectiva.com.br/pipermail/linux-br/