Menu do sub-diretório hard - hardware e perifericos em geral.
Os comandos e dicas podem não atender as suas necessidades ou não ser compatível com sua instalação, tente adaptar ao seu ambiente.
Nunca culpe o Linux pela falta de driver, o único culpado é o fabricante por não fazer, ou por não disponibilizar informações para que outros façam.
Dica - antes de comprar procure saber se funciona no Linux, procure negociar com o fornecedor, procure impor a condição de devolver ou trocar, faça valer seus direitos, afinal a concorrencia está aí, explore os fornecedores antes de colocar a corda no pescoço ou ser explorado pelo cliente, sempre tem mais de uma opção, seja de modelo, marca, fornecedor ou fabricante, com certeza encontra o hardware que funciona no Linux e com o recurso que precisa, tudo é questão de procurar, tenho conseguido bons resultados com meus fornecedores, não leve em conta o papo que não aceitam devolução nem podem trocar depois de violar lacre ou embalagem, mesmo quando não dão suporte, eles sempre tem alguma peça para demonstração ou outra maneira de arrumar facilmetne uma peça para testar, já tive muitos problemas quando iniciei, ficava tentando e tentando e nada, tudo ficou fácil quando passei a trocar o que não tinha driver por outro que o Linux reconhecia ou já tinha driver no proprio CD de instalação da distro, até hoje uso esta tecnica e não tenho aborrecimentos, lembre que teus problemas iniciam no momento da compra e não no momento de instalar no Linux, a solução de seus problemas está na compra certa ou na troca, portanto pesquise antes de comprar.
Muitos fabricantes não dão suporte, nem disponibilizam driver para Linux, mesmo assim tem driver de terceiros, muitos sem suporte e garantias, procurando na web acha facilmente, procure também em sites especializados, alguns tem listas e muitas informações, tais como os modelos que funcionam e até indicando drivers e tutoriais, para facilitar a organização, estou incluindo estes endereços no FAQ especifico sobre o hardware.
Como identificar e obter informações do hardware, FAQ com mensagens da Linux-br, respostas esclerecedores sobre hardware e perifericos em geral, veja também as indicações em cada FAQ.
Verifique a configuração da BIOS (SETUP, CMOS), alguns serviços podem ser desabilitados, como portas de impressora, unidade de disquete, portas USB e etc.., desabilitados impede o funcionamento, reconhecimento ou que o sistema detecte o hardware.
Lembre que Linux não combina com hardware "bichado", certifique que a peça está em perfeito estado de funcionamento.
Cuide bem da instalação fisica também, conexões, cabos e ligações em geral.
Tente configurar serviços que independem do driver, como exemplo, dispositivo que utilizam a porta USB, carregar modulos como hotplug e conferir se a porta está OK, mesmo que não funcione, na maioria das vezes ajuda a identificar e obter alguma informação.
Identifique o hardware corretamente, não use marcas ou nomes comerciais, para alguns produtos existe diversos fabricantes, usando como exemplo placas de rede e modem, algumas empresas utilizam a marca como identificação, por esta marca não vai encontrar o driver, precisa identificar corretamente para certificar se funciona no Linux e qual driver usar.
Primeiro identifique o CHIP principal, seja placa de rede, modem ou outro qualquer, procure pelo maior CHIP no circuito da placa e anote os numeros e siglas, veja se encontra alguma etiqueta ou impressão que tenha mais detalhes.
Com a placa instalada no micro, execute o comando lspci -v ou lspci -vv e procure no resultado a identificação, nomes, codigos e mais detalhes sobre o hardware.
Quem tem o mesmo dispositivo instalado no windows, vale também o nome pelo qual ele está identificado no windows, veja as propriedades, procure por codigos e mais detalhes desta identificação, como modelo, codigo e etc., estas informações obtidas em instalações windows não são confiaveis, mas serve como mais um parametro para que não tinha nada
Procure também na documentação, caixa, manual, até mesmo nos drivers de instalação pra windows tem textos com informações.
Coloque estas informações na caixa de pesquisa do Google e seja feliz.
Procure identificar qual a ferramenta apropriada disponivel na sua instalação, alguns pacotes tem ferramentas proprias, dependendo da instalação tem scripts que fazem tudo de forma automatizada, alguns perifericos tem opção para configuração manual ou diversas ferramentas, algumas em ambiente gráfico que permite a configuração com alguns cliques.
Configuração manual é comum a todas as distros, como dizem "na unha", editando o arquivo de configuração, mas isto é uma opção, tem quem acha mais rápido e pratico e tem quem detesta.
Em ambiente gráfico tem muitas ferramentas amigáveis, geralmente tem mais de uma opção para a mesma configuração, cada distro tem seu configurador padrão, no SUSE 10 execute yast", tem versão para ambiente texto e gráfico, no Mandriva tem ``drakconf
e mcc
, Kurumin e Unbuntu tem escripts para configurar e detectar quase todo tipo de hardware, tem que descobrir o que tem disponivel para sua distro e versão, a instalação destes pacotes não são automaticas, dependem do perfil de instalação escolhido, pode instalar a qualquer momento quando não incluir na instalação inicial, além do pacote default da distro, o que tem de mais comum e serve para todas as distros é webmin, execelente ferramenta com mais de 300 modulos, procure conhecer esta ferramenta.
KDE - Quem usa este ambiente gráfico, procure explorar os recuros de configuração, principalmente o "kcontrol", procure nas opções de menu por algo semelhante a "configuração", "controle" e termos que se assemelham a estes. Neste ambiente tem diversos pacotes, caso não encontre nos menus, procure ver se estão disponiveis no CD para instalação ou procure nos repósitorios para sua distro, por ultimo procure no site oficial do KDE e na internet que vai encontrar muitas opções, sobre KDE veja mais em http://www.zago.eti.br/kde/A-menu-kde.html
Configurador da distro, Webmim e configuradores do KDE resolvem quase tudo, além destas ferramentas, em algumas distros tem suas ferramentas que pode tornar as coisas mais fáceis e amigaveis, como exemplo o Yast no SUSE, drakconf e mcc no Mandriva2006, vou tentar catalogar estas ferramentas no FAQ especifico de cada distro, conheça melhor sua distro, consulte este indice. http://www.zago.eti.br/script/A-distro.html
Procure manter livre as entradas e saida de ar e outros cuidados com a ventilação e temperatura do local.
Manter o micro limpo é muito bom, principalmente o cooler.
Em micros com muito tempo de uso é comum a sujeira dificultar a passagem de ar e começar a dar problemas intermitentes, é difícil diagnosticar, o primeiro sintoma é registrar aumentos de temperatura da CPU.
Fique atento a limpeza do cooler, depois de algum tempo de uso é comum juntar sujeira no cooler, isto dificulta a passagem de ar ao ponto de comprometer a refrigeração da CPU, depende muito do local e poeiras no ambiente.
Dependendo do tempo de uso e local, pode obstruir o cooler com poucos meses de uso, como pode passar muito tempo com cooler limpo,
O primeiro sintoma de muita sujeira é aquecimento do cooler, sempre que abrir o micro para algum serviço, lembre de observar o cooler, um leve toque na lateral (no aluminio) dá para perceber se ele está com temperatura acima do normal, algumas formas de aletas dá para notar uma certa transparência pelas frestas do cooler e ventoinha
Não dá para fazer uma boa limpeza com micro ligado, em servidores que não podem parar e dependendo do formato do cooler, pode até tentar a troca somente do ventilador sem desligar o micro, jamais tente trocar ou soltar o cooler com micro ligado, mesmo a troca do ventilador é muito arriscado, o correto é programar um horário para desligar o servidor para fazer uma boa limpeza.
Já troquei muitas vezes somente o ventilador com servidor ligado, mas isto é muito arriscado, depende da habilitade de cada um, também depende muito do tipo de cooler, cuidados com parafusos e chaves, manter a ventoinha ligada e refrigerando o cooler, poucos segundos sem refrigeração pode queimar a CPU. Um Athlon morreu em uma destas operações.