http://www.zago.eti.br/diversos/valores.txt Neste FAQ mensagens relacionadas a valores de serviços, Linux, e comparativos diversos. Veja também o FAQ com dicas pra migrar por Linux: http://www.zago.eti.br/migrar-pro-linux.txt Use CTRL+F para refinar a pesquisa. Linha de: **************** separa mensagens ou tópicos. ******************************************************** Zago http://www.zago.eti.br/menu.html FAQ e artigos sobre Linux ******************************************************** ******************************************************** De:  Claudio Polegato Junior Para:  Ederson Gomes Cc:  Linux BR Assunto:  Re: (linux-br)Hora técnica Data:  Sat, 23 Oct 2004 08:57:50 -0300 (EST) Olá Ederson,   Este tipo de mensagem circulou há um tempo atrás na lista e a conclusão que chegamos foi que cada caso é um caso, dessa forma um padrão que _eu_ cheguei foi o seguinte:   - Qual o salário "justo" de um profissional com minha capacidade na minha região?   - Quanto devo pagar de impostos sobre este salário?   - Quantas horas trabalha este profissional "dedicado" e "disponível" por mês?   - Qual o custo da estrutura utilizada por mês?   - Qual o custo de transporte, seguro, etc.?   - Soma-se os custos com o salário, divide-se pelo total de horas encontrado acima, multiplica-se por 4 (assumo aqui que trabalho efetivamente 25% do tempo disponível) e tenho então o valor da hora.   - Estimo (isso é o crítico) o total de horas a serem consumidas e multiplico pelo valor da hora encontrado, resultando no valor do serviço; se conseguir fechar por hora trabalhada seria o melhor e mais justo.   É assim que penso e assim que faço. []'s Claudio > Estou precisando de uma ajuda: quanto é de costume cobrar a hora técnica > para suporte a servidores Linux ?? > Estou dimensionando um projeto e estou sem parâmetros e não quero > prostituir o mercado e nem ter prejuízo !!! ******************************************************** De:  Wellington Terumi Uemura Responder-a:  Wellington Terumi Uemura Para:  Linux BR Assunto:  Re: (linux-br)Hora técnica Data:  Sat, 23 Oct 2004 11:42:16 -0300 Recentemente eu fiz um serviço para uma grande empresa que usava um firewall (iptables) e proxy (squid) em uma distro Debian, toda a rede estava parada, nada funcionava e pior o responsável que cuidava da rede não deixou nenhum mapa de como a rede foi definida e os donos da empresa menos ainda, a rede era mista e tinha servidores Windows 2003 no meio também Resumindo, levei dois dias para deixar a rede um brinco e bem documentada. Cobrei R$120,00 a hora, mais taxa de visita de R$70,00 ******************************************************** De:  Clovis Sena Para:  Wellington Terumi Uemura Cc:  Linux BR Assunto:  Re: (linux-br)Hora técnica Data:  Mon, 25 Oct 2004 11:30:25 -0300 bom dia, passou dois dias, cobrou duas horas. voce deveria ter feito um orcamento mais realista, como qualquerr empresa que se preze faria: - consertar o servidor iptable = R$ xx - consertar o squid = R$ xx - reconfig rede = R$ xx ( por estação ) - visita tecnica + deleocamentos = R$ xx o raciocionio como exemplo, eh bem simples: quando voce for numa oficina para consertar seu carro, procure ver que eles enumeram todos os itens em que vao mexer e fazem um orcamento detalhado. Ou seja, se voce for mexer nos freios, cobra por isto; se tambem for for mexer nos amortecedores, tambem cobra poor isto; se a bomba dagua esta vazando, cobra tambem, se os peneus estao precisando alinhar, cobra tambem. Ninguem trabalha fazendo tudo e cobrando so por uma parte. Cada coisa eh vista separadamente. O mesmo vale para os computadores. Voce tem de aprender a subdividir as tarefas e cobrar de acordo, e nao fazer cinco, seis, ou mais coisas e cobrar por uma ou duas. t+ Wellington Terumi Uemura wrote: Recentemente eu fiz um serviço para uma grande empresa que usava um > firewall (iptables) e proxy (squid) em uma distro Debian, toda a rede > estava parada, nada funcionava e pior o responsável que cuidava da > rede não deixou nenhum mapa de como a rede foi definida e os donos da > empresa menos ainda, a rede era mista e tinha servidores Windows 2003 > no meio também Resumindo, levei dois dias para deixar a rede um brinco > e bem documentada. > > Cobrei R$120,00 a hora, mais taxa de visita de R$70,00 > -------------------------------------------------------------------------- >   > ******************************************************** De:  Jorge Godoy Para:  Clovis Sena Cc:  Linux BR Assunto:  Re: (linux-br)Hora técnica Data:  Mon, 25 Oct 2004 12:23:51 -0300 Clovis Sena writes: > passou dois dias, cobrou duas horas. Onde ele disse isso?  Pelo que li, ele passou dois dias e recebeu pelas horas dos dois dias.  Assumindo que ele passou o horário comercial lá dentro, cobrou aproximadamente 16h. > O mesmo vale para os computadores. Voce tem de aprender a subdividir as > tarefas e cobrar de acordo, e nao fazer cinco, seis, ou mais coisas e > cobrar por uma ou duas. Acho que há diversos meios de realizar-se a cobrança.  Uma delas é por hora, onde você diz ao cliente o custo da hora, faz uma estimativa de tempo e executa o serviço.  Se houver falha tua você assume o prejuízo, se houver falha do cliente, o "taxímetro" continua correndo. Cada modelo possui vantagens e desvantagens. É uma questão de aprender o que serve melhor para si. Sds, -- Godoy.     ******************************************************** De:  Ednei Pacheco Para:  linux-br@bazar2.conectiva.com.br Assunto:  Re: (linux-br) Migração Windows e Linux Data:  Tue, 26 Oct 2004 15:55:39 -0300 (ART) Companheiro Anderson, O ponto mais crítico que considero é aquela famosa questão do custo de manutenção do sistema (TCO). Como todos nós sabemos, algumas empresas de software proprietário enfatizam que apesar da necessidade de pagar a licença do software, esse custo é compensado com a facilidade de sua manutenção em comparação à sistemas GNU/Linux. Será este ponto em que você deverá estar bem preparado. Att., Ednei Pacheco, pachequinho_rj@yahoo.com.br, ICQ: 284462416. ******************************************************** De:  thiago.paula@light.com.br Para:  linux-br@bazar2.conectiva.com.br Assunto:  Re: (linux-br) Migração Windows e Linux Data:  Tue, 26 Oct 2004 15:49:49 -0300   Miguel Da Silva escreveu:   > Em qualquer página de internet que te diga que o Linux é   > grátis. Melhor argumento financeiro que esse nao existe.   Opa! Temos que ter um certo cuidado por aqui, porque a coisa   NÃO é bem assim!   Eu amo o Linux, mas quando comparamos custos em relação   ao Windows, devemos distinguir entre o uso DOMÉSTICO, e o uso   CORPORATIVO de um sistema, pois são coisas bem diferentes! :-(   Quando estamos em casa, tanto faz um ou outro, ambos (Linux   ou Windows *piratão*) são gratuitos, e o suporte (ajeitar as coisas   quando algo der "pau") somos nós e nós mesmos... :-)   Agora em se tratando de empresas, há múltiplas questões   extraordinariamente complexas que, por questão de espaço, não vou   considerar em completo, mas vamos a alguns pequenos exemplos:   1. A velha dobradinha Licença/Suporte: Simplificando, O Windows   tem licença paga e suporte grátis, e o Linux *corporativo* tem   licença grátis e suporte pago, então, qual a   diferença? (hehehe...).   2. O fantasma do Treinamento de Pessoal: Trocar todo quadro   funcional por gente que saiba Linux, ou treina-los para usar o   sistema? Em ambos casos (embora o segundo seja melhor) há   PESADOS custos envolvidos (ai...).   3. Pesadelo da mão-de-obra: Prepare-se, pois o custo de se   terceirizar um HelpDesk Linux será BEM maior. Gente para   instalar e configurar o Windows ou o Office você acha em   qualquer esquina, mas... quantas pessoas sabem   recompilar um Kernel? (xiii...).   Conclusão: SIM, o Linux é uma opção melhor para QUASE todos   os casos, por isso acho que uma profunda reflexão e muita   pesquisa é necessária antes de ir fala com o "chefe".   No meu caso, administro bases de dados MS-Access na Light   Serviços de Eletricidade S/A, e estou há meses tentando   convencer meus patrões a migrar para o MySQL, lançando mão   de todos os argumentos que os senhores já conhecem...   Um Abraço! ******************************************************** De:  rogerio araujo Para:  thiago.paula@light.com.br Cc:  Lista LINUX-BR Assunto:  Re: (linux-br) Migração Windows e Linux Data:  Tue, 26 Oct 2004 18:08:33 -0400 >   > Em qualquer página de internet que te diga que o Linux é >   > grátis. Melhor argumento financeiro que esse nao existe. o linux não é grátis,  ele é free. Existe uma imensa diferenca nisso. Ele tem seu custo e isso é gasto em suporte , instalacão , implementacao, etc >   1. A velha dobradinha Licença/Suporte: Simplificando, O Windows >   tem licença paga e suporte grátis, e o Linux *corporativo* tem >   licença grátis e suporte pago, então, qual a >   diferença? (hehehe...). Suporte Corporativo Microsoft Grátis ??? Isso não existe. E sou diplomado nisso fui supervisor de uma empresa aonde existiam 500 licencas de produtos microsoft. Na única vez que necessitei de suporte foi cobrado R$ 250,00 por Hora de um MCE para resolver um problema em um Windows NT 4.0 Com Terminal Services. O suporte da propria microsoft tem uma gravacão que diz : SEU PRODUTO É OEM , ENTRE EM CONTATO COM A EMPRESA QUE O INSTALOU. Sacanagem né ? >   2. O fantasma do Treinamento de Pessoal: Trocar todo quadro >   funcional por gente que saiba Linux, ou treina-los para usar o >   sistema? Em ambos casos (embora o segundo seja melhor) há >   PESADOS custos envolvidos (ai...). os custos não são pesados no treinamento , são demorados na maioria dos casos e isso enseja um gasto de tempo que a maioria das empresas nao quer arcar. O fato é que se gasta rios de dinheiro com treinamento em produtos M$ e ninguem contabiliza isso. No frigir dos ovos se torna igual. Em empresas com cultura microsoft não se recomenda a instalacão e troca de linux a nao ser naquelas com produtos piratas. E a maioria dos usuarios só precisa ser treinado no Browser (que não precisa de muito tempo) OpenOffice (que precisa de um tempao , no minimo um mês de treinamento diario) e outros pequenos como o Evolution ou Mozilla mail , kscd, etc > >   3. Pesadelo da mão-de-obra: Prepare-se, pois o custo de se >   terceirizar um HelpDesk Linux será BEM maior. Gente para >   instalar e configurar o Windows ou o Office você acha em >   qualquer esquina, mas... quantas pessoas sabem >   recompilar um Kernel? (xiii...). A maioria da empresas não necessita de recompilar kernmel , mexer no X11 etc. A instalacão básica do sistema é suficiente e depois instala-se os programas próprios o que enseja um gasto extra que existiria na instalacao de qualquer outro sistema. E o custo não é tão alto de chamar técnicos linux. Repito , é o mesmo de se chamar um ténico da M$ . Além disso Nunca você vai chamar um cara para reinstalar o SO porque pegou um virus ( se o administrador mantém a seguranca da rede em dia e impede os usuarios de usarem a conta root em suas maquinas). > >   Conclusão: SIM, o Linux é uma opção melhor para QUASE todos >   os casos, por isso acho que uma profunda reflexão e muita >   pesquisa é necessária antes de ir fala com o "chefe". > Concordo , necessita-se de uma analise apurada, a mesma que fazemos quando vamos instalar um  software corporativo qualquer. >   No meu caso, administro bases de dados MS-Access na Light >   Serviços de Eletricidade S/A, e estou há meses tentando >   convencer meus patrões a migrar para o MySQL, lançando mão >   de todos os argumentos que os senhores já conhecem... > Você nao tem que convencer apenas com palavras,  já tentou montar uma instalacao paralela E mostrar as diferencas ? Fiz isso em um cliente e o NT 4.0 com SQL server foi pro espaco. Em troca foi instalado um Conectiva Server (comprado o pacote e n!ão pego na net) com PostgreSQL. A empresa que fornece o software corporativo se encarregou da migracao do BD. >   Um Abraço! > outro Rogério Rodrigues de Araújo Analista de Sistemas / Técnico em Informática Linux User #235776 - Machine #172486 Projeto LBA-Experimento em Grande Escala da Biosfera-Atmosfera da Amazonia Escritório e Laboratório de Apoio Rua 24 de Outubro, 3707 - Salé - Santarem - PA CEP 68040-010 email : rogerio@lbaeco.com.br / araujo.r@socs.com.br tel : + 55 93 523 4138 ******************************************************** De:  Manoel Pinho Para:  thiago.paula@light.com.br Cc:  linux-br@bazar2.conectiva.com.br Assunto:  Re: (linux-br) Migração Windows e Linux Data:  Tue, 26 Oct 2004 19:16:30 -0200 thiago.paula@light.com.br escreveu:  Agora em se tratando de empresas, há múltiplas questões >  extraordinariamente complexas que, por questão de espaço, não vou >  considerar em completo, mas vamos a alguns pequenos exemplos: > >  1. A velha dobradinha Licença/Suporte: Simplificando, O Windows >  tem licença paga e suporte grátis, e o Linux *corporativo* tem >  licença grátis e suporte pago, então, qual a >  diferença? (hehehe...). >   > E desde quando o windows tem suporte grátis ? Empresas sérias costumam ter departamentos de informática só para instalar, dar manutenção e suporte aos funcionários. Logicamente a situação ainda é favorável ao Windows pela existência de um número maior de profissionais que conhecem a plataforma e muitos deles são "profiçionais" que não sabem muito mais do que reinstalar o windows a cada problema mas em compensação ganham salários de fome. Mas a sitação tende a se equilibrar e num futuro próximo isso não será fator de escolha de plataformas. Pagar salário por pagar, será melhor pagar um funcionário que vai resolver o problema sem fazer requisições de compras de software milionárias.  2. O fantasma do Treinamento de Pessoal: Trocar todo quadro >  funcional por gente que saiba Linux, ou treina-los para usar o >  sistema? Em ambos casos (embora o segundo seja melhor) há >  PESADOS custos envolvidos (ai...). > >   > Por experiência própria, para certas pessoas é melhor demitir mesmo. Para outras (as mais "safas"), contudo, vale a pena gastar num treinamento, nem que seja através do "efeito pirâmide": paga-se o curso para algumas pessoas mais capacitadas, que depois ministram cursos internos para os outros funcionários de informática. Aconteceu isso comigo (eu fiz um curso e propaguei o conhecimento internamente). Não custou tão caro pois foram poucas pessoas e o custo individual de um bom curso linux atualmente está INFERIOR a um bom curso para certificações Microsoft, pelo menos nas grandes cidades.  3. Pesadelo da mão-de-obra: Prepare-se, pois o custo de se >  terceirizar um HelpDesk Linux será BEM maior. Gente para >  instalar e configurar o Windows ou o Office você acha em >  qualquer esquina, mas... quantas pessoas sabem >  recompilar um Kernel? (xiii...). >   > Esse negócio de que um usuário de linux precisa saber compilar um kernel é uma tremenda lenda há muito tempo. Eu mesmo sei compilar e já fazem anos que não preciso compilar para ter um desktop linux. Se você tiver falando de helpdesks do nível do Velox (o serviço ADSL da Telemar), que ganham cerca de R$ 500, aí realmente eles não estão capacitados nem para o Windows. Se sair fora do script eles se enrolam todos.  Conclusão: SIM, o Linux é uma opção melhor para QUASE todos >  os casos, por isso acho que uma profunda reflexão e muita >  pesquisa é necessária antes de ir fala com o "chefe". > >   > Com certeza. Em primeiro lugar se é você que vai sugerir, prepare-se para ter que arcar com a mudança e para ter que aprender muitas coisas novas. Eu acho isso desafiante e gosto muito mas há pessoas que se sentem ameaçadas.  No meu caso, administro bases de dados MS-Access na Light >  Serviços de Eletricidade S/A, e estou há meses tentando >  convencer meus patrões a migrar para o MySQL, lançando mão >  de todos os argumentos que os senhores já conhecem... >   > É esse a meu ver o maior obstáculo da adoção do linux nas empresas em certos casos: falta de conhecimento de programação. Hoje muita gente instala linux, apache, MTAs, etc mas geralmente não sabem como fazer pequenos programas para integrar essas coisas todas.  Aí que a M$ e suas soluções prontas acabam entrando nas empresas. Nas empresas existem dezenas ou centenas de pequenos aplicativos escritos em VB, Delphi, Clipper, Access, ASP, etc e como ainda não há a cultura de programação em ambiente unix e com ferramentas e linguagens livres, muitos projetos de migração acabam congelados ou até geram retrocessos. Na minha opinião acho que já temos uma massa crítica suficiente de administradores e usuários linux para um crescimento sustentável do linux, mas estamos bem aquém de alguns países desenvolvidos como EUA, Alemanha, França e outros no conhecimento de programação com softwares/plataformas livres. Há algumas ilhas de excelência mas a situação como um todo ainda é desfavorável. Muita gente chega numa empresa ou instituição, instala linux em quase todos os servidores, na maioria dos desktops, instala OpenOffice, Mozilla e cia, cria servidores de email e web livres e cheios de recursos mas aí chega numa hora em que a gente pega pela frente um diabo de sistema feito "nas coxas" (sem documentação, funcionando precariamente, feito pelo vizinho do amigo de um ex-funcionário, etc) em VB, Delphi, ASP ou outras tecnologias proprietárias e o processo de migração pára ou "desvia" do problema deixando as máquinas como estão. ******************************************************** De:  rogerio araujo Para:  Anderson Santos <88315391@globo.com> Cc:  Lista LINUX-BR Assunto:  Re: (linux-br) Migração Windows e Linux Data:  Wed, 27 Oct 2004 08:37:38 -0400 1 - Licenca Windows + Office + Antivirus = R$ 1500,00 (com descontos) POR ESTACÃO 2 - Reinstalacao do Windows uma vez por ano = R$ 100,00 (POR ESTACAO) 3 - Atualizacao de MAquinas com mais memoria e outros itens = nao tem como eu saber 4 - Profissional para instalar tudo = R$ 50,00 (por estacao) Isso se sua empresa quiser ficar na lei Se quiser piratear tudo não vai custar nada. Só o antivirus Linux 1 - Mandrake 10/Conectiva 10 + OPenOffice + Firewall Básico = R$ 0 2 - Instalacao e Solucoes de Terminal, Firewall, Samba, etc ( Aproveitar maquinas antigas) = R$ 2.500,00 (eu cobraria isso para uma empresa com até 15 máquinas) 3 - Upgrade em algumas maquinas ( Memoria,  Placa de Video de 08 ou 16MB - caso precise usar servicos de terminal) - só pesquisando 4 - Suporte Mensal = R$ 200,00 (com direito a reinstalacao de maquinas) Só tem um detalhe - O software corporativo tem que rodar em linux ou no DOSEMU. Se não rodar e a empresa não quiser trocar não tem jeito , tu vai ter que botar win pirata ou comprar tudo. > argumentos financeiros. Alguém poderia me dizer onde posso arrumar isto ?   Rogério Rodrigues de Araújo Analista de Sistemas / Técnico em Informática Linux User #235776 - Machine #172486 Projeto LBA-Experimento em Grande Escala da Biosfera-Atmosfera da Amazonia Escritório e Laboratório de Apoio Rua 24 de Outubro, 3707 - Salé - Santarem - PA CEP 68040-010 email : rogerio@lbaeco.com.br / araujo.r@socs.com.br tel : + 55 93 523 4138 ******************************************************** De:  Thiago Macieira Para:  linux-br@bazar2.conectiva.com.br Assunto:  Re: (linux-br) Migração Windows e Linux Data:  Wed, 27 Oct 2004 10:21:10 -0300 -----BEGIN PGP SIGNED MESSAGE----- Hash: SHA1 Miguel Da Silva wrote: >On Tue, 26 Oct 2004 18:08:33 -0400 >> o linux não é grátis,  ele é free. Existe uma imensa diferenca nisso. >> Ele tem seu custo e isso é gasto em suporte , instalacão , >> implementacao, etc > >Mas grátis nao é "free" em português?! Quanto aos gastos de suporte e > coisas do tipo isso já é intrísseco a qualquer sistema informático. grátis é free, mas nem todo "free" é grátis. O Linux não é gratuito, ele é livre. Existe uma grande diferença aí. - --   Thiago Macieira  -  Registered Linux user #65028    thiago (AT) macieira (DOT) info ******************************************************** De:  Marcelo Vivan Borro Para:  linux-br@bazar2.conectiva.com.br Assunto:  Re: (linux-br) Migração Windows e Linux Data:  Wed, 27 Oct 2004 10:43:19 -0300 -----BEGIN PGP SIGNED MESSAGE----- Hash: SHA1 Em Qua 27 Out 2004 10:32, Miguel Da Silva escreveu: > > Mas grátis nao é "free" em português?! Você inverteu a ordem da frase, mas acho que entendi sua pergunta. Por favor, este é um dos assuntos mais discutidos no Software Livre.  A tradução de "Free" para português é livre *ou* grátis.  "Free like freedom, not like free beer" - -- Marcelo Vivan Borro Linux User # 277064 ******************************************************** De:  Elias Andrade - Litoral On Line Para:  linux-br@bazar2.conectiva.com.br Assunto:  Re: (linux-br) Migração Windows e Linux Data:  Wed, 27 Oct 2004 10:23:58 -0300 -----BEGIN PGP SIGNED MESSAGE----- Hash: SHA1         Nao. Free eh "Livre".         Free Software ::> Software livre.                  fonte: http://babelfish.altavista.com/tr Diz a lenda que em Qua 27 Out 2004 11:32, Miguel Da Silva escreveu: > Mas grátis nao é "free" em português?! Quanto aos gastos de suporte e > FAQ: http://www.zago.eti.br/menu.html - --  [ ]'s  Elias de Souza Andrade - Analista de Suporte - Litoral On Line  Home Page:: http://www.lol.com.br - Fone::(41)423-2825 ******************************************************** De: Linux-BR Alvema Para: Nicky Cc: linux-br@bazar2.conectiva.com.br Assunto: Re: (linux-br) preço de consultoria Data: Wed, 27 Apr 2005 17:33:53 -0300 Eu já fiz alguns serviços semelhantes. em geral eu cobro de acordo com a quantoidade de maquinas que terei que fazer o serviço e não pelo tamanho da empresa. No seu caso eu cobraria uns R$ 250,00 pela instalação do servidor e mais uns R$ 80,00 por máquina cliente. no servidor eu configuraria o servidor samba, webmin, pure-ftpd, servidor DHCP e servidor cups . Além do OpenOffice 2.0 (Beta). Caso tenha acesso a internet e precise de um gateway + proxy + firewall eu acrescentaria uns R$ 200,00 no total. Instalo também uma rotina de backup como padrão , do servidor para outra máquina , isso sem custos. Todos os documentos das estações clientes são gravados no servidor. em geral prefiro assim que ficar com documentos da empresa espalhados em todas as máquinas. Nas estações clientes apenas a configuração padrão do cliente, com impressoras compartilhadas e com openoffice nativo nas máquinas e os compartilhamentos de acesso ao servidor samba. Alem do acesso a internet obvio. além disso cobro R$ 200,00 por um treinamento para o encarregado de sistema da firma ou caso não tenha para algum funcionário mesmo. Este treinamento é ministrado desde a instalação , assim ele poderá resolver pequenos problemas sem me chamar. Totalizando tudo temos : Servidor R$ 250,00 Clientes R$ 400,00 Servidor internet básico R$ 200,00 (opcional) Treinamento R$ 200,00 (obrigatório) Meus serviços tem 03 meses de garantia. Eu uso como padrão o Mandrake 10 ou o mandrake 9.1 Nicky wrote: > >Qual o preço médio cobrado para efetuar essa migração? >alguem sabe? > >abraços, >Monique > Rogério Rodrigues de Araújo Analista de Sistemas / Técnico em Informática Linux User #235776 - Nachine #172486 Alvema - AlcantÂra Veículos e Máquinas Ltda Av. Kennedy, 147 - Centro - São Luis - MA CEP : 65025-001 tel: + 55 98 2106 8000(central) - 2106 8012 (direto) De: Jorge Godoy Para: Linux-BR Alvema Cc: linux-br@bazar2.conectiva.com.br Assunto: Re: (linux-br) preço de consultoria Data: 27 Apr 2005 21:02:41 -0300 Linux-BR Alvema writes: > Servidor R$ 250,00 > Clientes R$ 400,00 > Servidor internet básico R$ 200,00 (opcional) > Treinamento R$ 200,00 (obrigatório) Acho que o mercado no Maranhão está MUITO em baixa... Esses preços, com garantia, nota fiscal e tudo o que foi prometido com uma qualidade mínima? Acho que não pagam nem o teu custo de atualização e de aprendizado. Não é difícil fazer, mas fazer bem feito possui um custo. Se o profissional não se valoriza, não será o mercado a fazê-lo. -- Jorge Godoy ******************************************************** De: Alex Cella Responder A: Alex Cella Para: Lista Linux Assunto: (linux-br) preço de consultoria Data: Wed, 27 Apr 2005 23:59:16 -0300 Bom para que trabalha com padrão ou segue uma metodologia de trabalho fica difícil precisar uma solução por email ainda mas se tratando de "impor" uma solução para seu ambiente Algumas dicas 1 Primeiramente analizar a necessidade de cada setor da empresa (softwares envolvidos) 2 Levantamento do seu hardware e softwares existentes homolgação do hardware atual, limpeza e previsão de manutenção 3 Levantamentos de dados de produção, tais como documentos de texto, planilhas e banco de dados (se houver) 4 Possibilidade de migração de ambiente e impacto nos usuários 5 Custo da mudança de paradigma tecnologico 6 Definição da tecnologia e versão (deixaria a cargo da empresa que fosse migrar seu ambiente e homologar seus dados atuais no novo contexto) qual a expereincia da empresa que está fazendo esta migração, quais clientes atendidos, entre em contato com algums e visite o ambiente. 7 Sofware bancários (se opera em linux) 8 Manutenção do ambiente e atualização do ambiente 9 auditoria de dados e antivírus (spam) 10 tempo de parada do usuário e custo para empresa 11 se conseguir encaixar no passo acima e manter o custo abaixo dos 4 mil reais bota linux em tudo(caso contrário...) 12 Analizar o Risco, algumas empresas sérias fazem isso em consultoria. 13 Procure conhecer qual a metodologia empregrada pela empresa, visão escopo planejamento, execução, estabilização, suporte e correção. Existem metodologias como PMBOOK, RUP e MSF/MOF que podem ser aplicadas ao uso de projetos de infraestrutura. sugestão sem impacto de custo médio (): Windows terminal server em modo de servidor de aplicativo com estações linux em modo "terminal", se o valor ficar abaixo do 4 mil podes usar servidor de boot remoto ou não e um servidor Windows 2003 com WTS do Windows (sharepoint services intranet nativa no windows, DHCP+DNS+WINS, IIS 6, POP3+SMTP, VPN, servicos de certificado alem do Active Diretory para gerenciar objetos com direitiva de grupo: como auditoria, cota de disco, criptografia, acesso controlado sobre executáveis, controle total do navegador de internet e estações etc e tal vai custar ums 2100 o windows com 5 acessos + licenas de terminal ums (R$500) total em contrato open direto. sai em licenciamento perto dos 3 mil com antiivirus. e ums 1500 configurado por um profissional Microsoft Certificado com expriencia de mercado (posso te indicar vários) Ainda existe o Windows Small Bussines Serve que vem com ISA server integrado (fiewall e proxy microsoft) SQL server 2000 STD banco de dados de alto desempenho Exchange server 2003 STD (servidor de colaboração) possui até webmail integrado E claro o Windows 2003 com todos recursos citados antes (menoso terminal server, somente adminsitração) custa o um pouco mais do valor citado e só vai até 50 usuários por no máximo 6 mil (vais ter que ter office para algusm recursos). fica caro no seu caso. Sugestão em linux somente (LTSP terminal server em linux ponta a ponta com servidor). Bota na ponta do lapis suas necessidades e espectativas para o novo ambiente assim como o treinamento e suporte e correção de problemas e paradas com o ambiente em valres de custo, assim como o risco da migração de dados. Tems um ambiente emxuto abaixo de 10 computadores Existe uma solução promta de balcão que pode te adender (modo servidor) caso tenhas receio em contratar alguem www.brc.com.br sugiro procurar alguma empresa de sua região para reduzir os custos Peça uma planilha elaborada da migração, atualização e suporte por pelo menos 2 anos com custos claros. Tente manter abaixo dos R$ 4 mil, acima deste valor vai ser melhor outra alternativ,a como o windows terminal server e estações linux, como clientes de RDP. Escolha uma distribuição que possa ter flexibilidade de suporte no mercado (RED HAT enterprise é muito caro, preferivel Windows mesmo!) adote alguma distribuição que caso precise fazer por conta, vc consiga usar, ter acesso a documentação expecífica e cursos apropriados, como o conectiva que conta com suporte de servidor (posso te propor um escopo de trabalho sem compromisso). Sugestão (sem custo algum) No seu caso e especularia todos os setores e testaria cada ambiente individualmente em um computador neutro(linux em dual boot nas estações) ou kurumin mesmo, ve como seria o impacto e se vc consiguria manter este ambiente e risco disso, consulte uma empresa especializada e peça um orcamento e compare com outras. se tudo ficar dentro do esperado PULA para 100% linux e economize pacas mas, veja bem tenha certeza que se der chabu vais dar conta sozinh(o)a. Não existe receita mágica alêm do que não conheço seu ambiente em nada, so sei do numero de PCs :( No final bote tudo na balanca, pois é o seu que está na reta :) -- Atenciosamente, Profissional de Informática Linux Registered User # 225201 Microsoft Certified Professional MSN alexkidd[arroba]msn.com ******************************************************** De: Tiago F Bianchini Responder A: tiago@bianchinisa.com.br Para: linux-br@bazar2.conectiva.com.br Assunto: Re: (linux-br) preço de consultoria Data: Thu, 28 Apr 2005 16:34:56 -0300 Em Qui 28 Abr 2005 14:02, Jardel R. Torres escreveu: > > Se todos cobrarmos tão barato pelo nossos serviços em breve teremos de > > mudar de ramo, creio que seria bom abrirmos uma discussão a respeito > > levando-se em conta é claro as diferenças regionais, já que os preços > > praticados variam muito de região para região. > > Concordo plenamente com você. O negocio é nao prostituir o mercado, > senão > daqui a pouco vai ter nego combrando 50 reais para fazer um servidor > GNU/Linux > apenas pra repasse de pacotes. Cobrar 50 dinheiros pra montar um servidor desse tipo chega até a ser caro! Mas na boa, como em qqer mercado, existe diversos tipos de profissionais e diversos níveis de necessidades. Tem gente q prefere comprar micros montados, pelo custo/benefício. Outros acham q um de "grife" é um troço mais confiável, melhor investimento. Assim é o mercado de serviços. Alguns preferem contratar o profissional X q tem o tal "selo de qualidade" de uma certificação, pq acham q vão ter um serviço melhor executado. Outros preferem contratar o filho do fulano q "entende tudo de computador e "cobra tri baratinho". Vai da pessoa acreditar/avaliar o currículo da empresa/profissional q contrata pra executar o serviço X. Esse papo corporativista de proteger o profissional de informática e fixar preço é um saco. Eu sei q falar isso aqui é um troço meio kamikaze, mas essa é a minha opinião. É claro q deve haver bastante informação sobre o qto cada um cobra fazer o q. Assim cada um cobra o q acha q seu serviço vale, e quem contrata paga o q o mercado pede. O mercado se adapta. Os melhores sobrevivem. Devem haver ofertas de diversos tipos de preço e qualidade, pra atender as diversos níveis de necessidade. ******************************************************** De: Adenir Para: Marcos Aurelio Rodrigues , Linux-BR Alvema Cc: linux-br@bazar2.conectiva.com.br Assunto: Re: (linux-br) preço de consultoria Data: Thu, 28 Apr 2005 13:09:41 -0300 Concordo. >Se todos cobrarmos tão barato pelo nossos serviços em breve teremos de >mudar de ramo, creio que seria bom abrirmos uma discussão a respeito >levando-se em conta é claro as diferenças regionais, já que os preços >praticados variam muito de região para região. Trabalho na area de TI a 5 anos e sempre vi o mundo linux como uma forma de elevar o nível do profissional da area. Uma das coisas mais irritantes é, para mim ao menos, encontrar anuncios de jogar do tipo "Seja seu próprio tecnico por apenas R$ 30,00" ou " hora tecnicaR$ 35,00". Existem muitos profissionais e muitos não-profissionais que prostituiram o mecado de informática. Logo estaremos como os casos do "Fantástico": Tecnólogo de informática ganha mais vendendo pipoca do parque que trabalhando no CPD das empresas" hehheheh pelomenos não perdemos o bom humor!! t+ ******************************************************** De: Linux-BR Alvema Para: Adenir Cc: linux-br@bazar2.conectiva.com.br Assunto: Re: (linux-br) preço de consultoria Data: Thu, 28 Apr 2005 13:30:34 -0300 Acho que vocÊ não analisou direito o que eu me propus a fazer e quanto cobrei. O que acontece também é que tem pessoas com altos cursos, altas certificações e que ficam ENROLANDO o cliente fingindo trabalhar apenas para justificar o absurdo que cobrou. O fato é que as distribuições padrões vem com todos os serviços requeridos já instalados. E configurar é muito rápido. Eu levo uns 20 minutos para configurar um servidor samba simples como o que foi solicitado. vocês levam quanto tempo ? Rcentemente fiz um serviço para uma empresa de Santarem - PA . 30 maquinas com windows , um servidor linux para acesso a internet com firewall , proxy e um servidor samba. Todos os usuarios tinham uma conta no samba , um diretorio de trabalho , um diretorio público e um diretório do grupo de trabalho (07 grupos de trabalho). Nas maquinas linux (duas) instalaei o mandrake 9.1 (padrão) e configurei o samba , o firewall( script já pronto , basta colocar o ip do gateway e outras coisas básicas), proxy (já pronto também, alterações não requerem nem 05 minutos). Configurei o webmin tambem. Não precisavam de serbvidor de email. Nas maquinas clientes configurei o acesso ao servidor samba e o acesso a internet pelo servidor proxy. começei o trabalho as 19:00hs da sexta feira , terminei a instalação dos servidores, configuração e testes às 21:00hs. No sábado eles não trabalhavam. Na segunda fui a empresa e configurei as 30 estações clientes para acessar o samba e a net. Terminei o serviço todo ainda pela manhã. Passei a semana aparecendo ocasionalmente para ver se tudo ok e resolver algumas pendencias. Recebi R$ 3.000,00. > > Logo estaremos como os casos do "Fantástico": Tecnólogo de > informática ganha mais vendendo pipoca do parque que trabalhando no > CPD das empresas" > > hehheheh > pelomenos não perdemos o bom humor!! > Rogério Rodrigues de Araújo ******************************************************** De: Jean Everson Martina Para: Linux-BR Alvema , linux-br@bazar2.conectiva.com.br Assunto: Re: (linux-br) preço de consultoria Data: Thu, 28 Apr 2005 16:32:21 -0300 Linux-BR Alvema wrote: > > Acho que vocÊ não analisou direito o que eu me propus a fazer e quanto > cobrei. > > O que acontece também é que tem pessoas com altos cursos, altas > certificações e que ficam ENROLANDO o cliente fingindo trabalhar apenas > para justificar o absurdo que cobrou. > > O fato é que as distribuições padrões vem com todos os serviços > requeridos já instalados. E configurar é muito rápido. Eu levo uns 20 > minutos para configurar um servidor samba simples como o que foi > solicitado. vocês levam quanto tempo ? Aqui se chega num ponto importante. Existem 2 formas de encerar o mercado de trabalho em linux. O enfoque de "quanto custa" e o enfoque de "quanto vale". No primeiro enfoque, ao meu ver, voce faz um calculo simplista demais, pois se eu cobro R$200,00/hora e levo 15 minutos, então custa R$50,00. Não digo que não seja válido em alguns casos, mais com isso voce nunca vai dar um salto qualitativo no seu trabalho e consequentemente na sua vida. Eu procuro trablhar na politica de "quanto vale". Essa politica é complexa e depende muito de negociação, mais ela é com certza a que valoriza o seu serviço e consequentemente voce profissionalmente. Por exemplo se eu vou colocar um servidor de e-mails pra uma empresa, normalmente nào me preocupo com o serviço que eu vou fazer(tempo), mais sim como esta empresa vai encarar este serviço. As perguntas são: Qual o valor dele pra empresa? quais os valores de soluções semelhantes? quais as qualificações que eu preciso pra fazer? se um leigo fosse fazer como ele faria? quanto tempo levaria? etc. Neste caso o calculo do preço é complicado, mais eu me baseio no melhor equivalente proprietário, dimensionado para o case, e trabalho numa margem de 70% deste valor. Essa formula é em geral a mais justa, tanto para o cliente quanto para mim que vou fornecer o serviço. Obviamente que nào é facil converncer um cliente que um software que ele baixa de graça da internet pode chegar a estes valores, mais nenhum produto proprietário vai vir com um cara 100% especializado na solução. Eu deixo claro que no meu serviço a pessoa esta contratando um profissional que tem credenciais, e que tem capacidade pra fazer aquilo com um pé nas costas, e que existe um portfolio de mais de 50 clientes com telefones que ele pode ligar pra confirmar a qualidade dos serviços. Meu único problema é que exstem os caras que pensam da outra forma e prostituem o mercado. Normalmente eu deixo o cliente experimentar o gosto amargo destes casos, e tenho certeza que ele vai voltar pra mim no primeiro problema( só este anos tive 5 casos destes ). Jean Jean ******************************************************** De: Linux-BR Alvema Para: Jean Everson Martina Cc: linux-br@bazar2.conectiva.com.br Assunto: Re: (linux-br) preço de consultoria - FINAL Data: Thu, 28 Apr 2005 16:52:02 -0300 novamente vejo você equivocado , acontece que vocês não leem e ficam falando bobagens. Olhe o email originção na nicky ou do nicky Eu falei os preços que cobraria para uma pequena rede sem nada adicional. Samba e Internet. Qual o trabalho para instalar um samba ? Qual o trabalho para instalar um proxy ? Qual o trabalho para instalar um cups ? Qual o trabalho para instalar um apache ? Qual o trabalho para instlasar o openoffice ? Ao instalar o mandrake isso tudo é por padrão colocado lá, só tenho que ir e configurar e nem este trabalho tenho. Sou esperto e tenho scripts já prontos para isso , só baixo no cliente e altero as configurações específicas. Depois instalar o linux em 05 maquinas. Apenas para serem clientes E ae cobrei 1000 reais por isso com garantia e mais um treinamento incluso. Afinal de contas vocÊs são burros ?? Não sabem ler ?? Quem precisa pagar U$ 750 de certificacao A, B ou C para fazer isso (e com qualidade) ??? Acho que vocÊs abriram o olho no valor e não prestaram atenção no serviço que tinha que ser feito. Rogério Rodrigues de Araújo ******************************************************** De: Claudio Polegato Junior Para: Linux-BR Alvema Cc: linux-br@bazar2.conectiva.com.br Assunto: Re: (linux-br) preço de consultoria Data: Thu, 28 Apr 2005 17:41:42 +0000 Olá pessoal, Novamente esta discussão entra na pauta da lista... Quem der uma olhada verá que há um bom tempo atrás não se chegou a uma conclusão sólida e agora tão pouco chegará... O mercado e o código abertos permitem que façamos nosso preço, onde cada profissional tem seu custo e cada mercado paga o mínimo possível, assim verão que empresas pesquisam preços e qualidades antes de fechar negócios. Seu preço então deve estar inserido no mercado, tanto para não desvalorizar o mesmo (prostiuir - alguns diriam) como para cobrir seus custos e manutenção do seu negócios, seja formal ou informal, e também manter as garantias... Essas regras de negócio estão em várias apostilas espalhadas pelo Brasil afora e o Sebrae oferece cursos gratuitos, acho bom os sem noção de mercado o fazerem (já que fazem ou fizeram tantos cursos mesmo...). Deixo minha opnião aqui: se o rapaz está iniciando, dá uma pesquisada em empresas do seguimento para ver como cobram, mais ou menos pedindo que o serviço seja para você mesmo, dono de um pequeno negócio como o que vai tratar, daí tire suas próprias conclusões... Uma coisa que acontece muito são pessoas que trabalham ou estudo bem fora do segmento e querem fazer "um bico" neste segmento, daí esquece, para estes o que vier é lucro e o sair será com certeza amador, mas no fundo no fundo _eu_ acho que é assim que se começa na raça (pessoas sem recursos que se apaixonam pelo segmento de informática), vai então do contratante decidir, mas este certamente um dia cairá no mercado que eu considero normal, pois este amador ou profissionaliza-se ou deixa o segmento de vez. Se não for iniciante, acho que precisa de uma consultoria (boa) para saber definir este pontos com melhor clareza. Expus aqui minha opnião (consultoria livre - talves alguns diriam), analise-a juntamente com as outras _construtivas_ que virão na lista e lhe desejo boa sorte! -- []'s Claudio Polegato Junior Um peregrino de Problemas; Um pergaminho de Soluções. ******************************************************** De: Jorge Godoy Para: Jean Everson Martina Cc: linux-br@bazar2.conectiva.com.br Assunto: Re: (linux-br) preço de consultoria Data: 28 Apr 2005 12:36:48 -0300 Jean Everson Martina writes: > O que acontece com linux é que o mercado é aberto, e esta abertura permite > que qualquer um que se sujeite a trabalhar por uma miséria (os preços que > foram passados ,eu cobro pra olhar e fazer o orçamento com um relatório de > como está pra saber como vai ficar). Não acredito que no maranhão não exita > potencial pra pagar R$4000,00 pra instalar um servidor web, o que tem lá é > pessoas que se sujeitam a trabalhar por qualquer tostão. Foi exatamente o que eu disse. Só que com palavras mais "amenas" :-) O investimento é alto... Muito... E poucas pessoas sabem fazer contabilidade de custos. Não é apenas a questão de sujeitar-se. Já vi pessoas que perdiam dinheiro sempre e achavam que ganhavam. E MUITO dinheiro algumas vezes. Empresas agem assim. O que acontece? Contrata-se o "Zé" que faz por R$ 20/hora ao invés do "Jão" que faz por R$ 50/hora. Paga-se 100 horas pro "Zé", incluindo suporte, ajeitar a solução, aprender, etc. e fica-se com algo "meia-boca". Pagariam 30 horas pro "Jão" pra ter a solução funcionando bem antes, com mais qualidade, com mais robustez e sem muitos problemas. O que falo para meus clientes é que temos um enorme problema na informática: as coisas funcionam. De qualquer jeito. Chegamos num estágio onde a coisa está ruim, mas comprando máquinas mais potentes, mais memória, etc. o sistema funciona. Mas, logo as pessoas percebem quem pode e quem não pode... O problema é que o número dos que são especialistas de revista aumenta muito e logo o mercado perde a noção de preços e de qualidade... Não digo que este seja o caso do cara que passou o orçamento, ele pode ter que praticar aqueles preços para sobreviver na região dele, mas que estão muito baixos eu acho que estão. -- Jorge Godoy ******************************************************** De: Linux-BR Alvema Para: Jean Everson Martina Cc: linux-br@bazar2.conectiva.com.br Assunto: Re: (linux-br) preço de consultoria Data: Thu, 28 Apr 2005 13:18:19 -0300 Trbalho com unix desde 1991 e com linux desde 1996. quanto a cursos , treinamentos, etc já paguei por alguns , principalmente no mercado de São PAulo e não foram tão caros , apesar da boa qualidade. Quanto aos preços que cobro estão condizente com a realidade daqui e não sobrevalorizados. O fato de cobrar barato me garante uma renda média de R$ 3.000,00 fora o que ganho normal como contratado em uma empresa privada. Além disso Acredito que todos vocÊs estão exagerando muito e falando bobagem. Instalar o linux é muito simples e rápido em geral gasto apenas umas 05 horas para fazer o trabalho que foi citado no email original. Trabalhar 05 horas e ganhar com isso R$ 1000,00 para mim está ótimo. Agora não sou idiota de oferecer estes preços para uma rede que requer oracle, webmail, postgresql e outros serviços que demandam mais tempo e mais manutenção. Jean Everson Martina wrote: > >> Acho que o mercado no Maranhão está MUITO em baixa... Esses preços, com >> garantia, nota fiscal e tudo o que foi prometido com uma qualidade >> mínima? >> Acho que não pagam nem o teu custo de atualização e de aprendizado. >> >> Não é difícil fazer, mas fazer bem feito possui um custo. Se o >> profissional >> não se valoriza, não será o mercado a fazê-lo. > > > Acredito também que existem profissionais e "profissionais". Por > exemplo um profissional linux pode ser o cara que no mes passado > passou na banca viu uma revista com cd, instalou um servidor web uma > vez e agora quer "ganhar dinheiro". > No entanto existem outros profissionais que trabalham no ramo a 10 > anos, possuem certificações e sabem que pra se manter atualizado e com > as certificações em dia tem que se embutir nos custos do dia a dia > (Por exemplo um LPIC2 custa U$400,00 um RHCE custo U$750,00 só de > provas, fora cursos e viajens para eventos). > > Discordo muito dessa regionalização de preços, pois quem ja comprou > software sabe que a microsoft não pratica preços mais baixos em > lugares com menos condições. Um windows tem um preço mínimo de U$100 e > acabou. > > O que acontece com linux é que o mercado é aberto, e esta abertura > permite que qualquer um que se sujeite a trabalhar por uma miséria (os > preços que foram passados ,eu cobro pra olhar e fazer o orçamento com > um relatório de como está pra saber como vai ficar). Não acredito que > no maranhão não exita potencial pra pagar R$4000,00 pra instalar um > servidor web, o que tem lá é pessoas que se sujeitam a trabalhar por > qualquer tostão. > > > > Jean ******************************************************** De: Rodrigo Klein Santos Para: linux-br@bazar2.conectiva.com.br Assunto: Re: (linux-br) preço de consultoria Data: Thu, 28 Apr 2005 09:11:05 -0300 (ART) Concordo com vc... É oque faço. Eu geralmente cobro por hora, R$ 90.00 (dai pra mais). Em casos de trabalhos fechados, um exemplo... Configurar um servidor www (DNS, mail, ftp, http), eu gastaria umas 4/5 horas (com folga, muita folga), ai coloco 10 horas já prevendo que depois vou ter que dar suporte, garantia e toda a segurança que o cliente precisar caso dê problema, e mando o preço fechado. E não costumo aceitar leilões, se ele me liga dizendo que já tem o preço de 50 reais a hora, que faça com o outro, a minha hora eu sei quanto custa, os cursos e atualizações que paguei, doeram no meu bolso, não no dele. E cobrando barato (abaixo do mercado) só se tem dor de cabeça, pois se dá problema o cliente não quer saber se ele pagou barato ou caro, ele cobra do mesmo jeito para que o serviço esteja no ar, não quer nem saber se na hora de cobrar você foi "camarada"... Meus dois cents... []´s Rodrigo > > > > > > > Se todos cobrarmos tão barato pelo nossos serviços > em breve teremos de > mudar de ramo, creio que seria bom abrirmos uma > discussão a respeito > levando-se em conta é claro as diferenças regionais, > já que os preços > praticados variam muito de região para região. ******************************************************** De: Eduardo Lopes Para: lista linux conectiva Assunto: Fw: (linux-br) preço de consultoria Data: Thu, 28 Apr 2005 16:32:49 -0300 Preço baixo = Telefone sempre tocando a toda hora, ENRROLADO, MISERA CADÊ VC .... -"Tô indo cabra espera um pouco estou num cliente com o computador cheio de BACTÉRIAS" Preço JUSTO = Telefone Sempre tocando, convidando para reuniões e para festas das empresas, secretária BOA, BONITA e CARINHOSA atendendo e marcando HORA. Você de carro novo ou IMPORTADO, sua familia morando em um bairro de classe média e vc podendo dar a sues filho o mesmo padrão de vida que seu pai deu a vc. Colegio particular faculdade, viagens etc. Atenciosamente, Eduardo Lopes Departamento técnico e vendas Internett Comunicações 0800 709 7709 www.intenett.com.br ******************************************************** De: Linux-BR Alvema Para: Linux-BR Lista Assunto: (linux-br)Linux e Questões comerciais Data: Thu, 28 Apr 2005 18:00:17 -0300 Em toda está discussão fiquei preocupado com a posição de diversos membros desta lista. Ao que parece eles estão na mesma posição que o pessoal da M$. VocÊ só é bom se cobrar caro. A muito tempo atrás (1998) tive um problema com um MCE por causa do alto custo que ele queria para poder instalar e configurar um Terminal Service em NT 4.0 além de uma manutenção no mesmo. Ao final de toda a negociação ele me disse mais ou menos o argumento que alguns usaram : Custa caro a certificação e meu serviço vale. Isso é um direito dele, ele pode cobrar o quanto quer e o quanto acha que vale. Mas eu não aceitei a proposta dele e contratei uma pequena empresa (Datatech Informatica - Sao Luis - MA). Eles não tinham ninguém certificado , mas fizeram o serviço por aprox. metade do valor e por incrivel que pareça , funcionou. Então vejo pessoas dizendo frases do tipo : prostituir o mercado, muito barato, maus profissionais, etc. Tudo porque em uma pergunta simples aqui na lista alguém queria saber quanto custaria a instalação de um servidor simples e 05 máquinas. Algo hoje em dia relativamente banal. As distros simplificaram tanto o processo instalatório que praticamente não temos mais trabalho neste processo. O maior é quando se configura, e mesmo esse, se vocE for organizado fica relativamente simples. Eu mesmo já enviei para pessoas desta lista os scripts que uso no meu dia a dia, até na lista do zago deve ter os scripts de firewall e samba que uso. Apesar do preço que eu cobrei pelo tempo que vou levar para realizar o trabalho estar satisfatório para mim, e com certeza para o meu cliente, algumas pessoas insistiram (de forma inflamada , contundente e equivocada) que estou errado. Alguns até citaram que tem 50 clientes, que quando eles pegam outros que cobram mais baratos se ferram, que os clientes voltam, etc. Sim , isso pode ocorrer, mas não é porque o cara cobrou barato , é porque o cara não sabia fazer o serviço. E existem grande diferença entre uma coisa e outra. Um dos atrativos do linux não é apenas sua qualidade, mas o fato de uma empresa poder realmente economizar. E nos dias de hoje isso é essencial. Porque vou instalar linux se no final das contas o custo/ benefício não é atrativo. É por estas e outras que a M$ apresenta coisas do tipo microsoft.com/brasil/getthefacts. Qualidade e Custo Alto não são sinônimos. Custo alto não quer dizer boa qualidade. E convenhamos , se eu tiver que pagar para um cara 70% do valor de um software proprietário para ele instalar um software gratuito , ao qual ele não contribuiu uma única linha desenvolvendo, eu acho que preferiria continuar no software proprietário. -- Rogério Rodrigues de Araújo Analista de Sistemas / Técnico em Informática Linux User #235776 - Nachine #172486 Alvema - AlcantÂra Veículos e Máquinas Ltda Av. Kennedy, 147 - Centro - São Luis - MA CEP : 65025-001 tel: + 55 98 2106 8000(central) - 2106 8012 (direto) ******************************************************** De: Manoel Pinho Para: Linux-BR Alvema Cc: Linux-BR Lista Assunto: Re: (linux-br)Linux e Questões comerciais Data: Thu, 28 Apr 2005 21:10:23 -0300 Linux-BR Alvema escreveu: > Em toda está discussão fiquei preocupado com a posição de diversos > membros desta lista. > > Ao que parece eles estão na mesma posição que o pessoal da M$. VocÊ só > é bom se cobrar caro. Concordo contigo. Já viram um árabe dono de loja negociando ? Ele não estabelece preço como nós ocidentais. O preço é o resultado de uma negociação e para um árabe é questão de honra que o cliente saia da loja achando que fez um bom negócio, mesmo até que tenha pago um preço acima do mercado. E muitas vezes você cobra menos no primeiro serviço a um cliente para ganhar a confiança e mostrar o seu trabalho. Eu sinceramente não acho nada simpático cobrar um serviço de informática por hora. Parece concessionária de automóveis, que faz isso e no final você acaba pagando bem mais caro. E levanto ainda uma questão interessante com o software livre: em empresas de porte médio e grande, a disponibilidade abundante de softwares livres para implementar soluções acaba servindo como um estímulo para a contratação de profissionais de informática de nível mais alto (analistas, programadores, etc) de forma permanente. Isso lembra antigamente, em que as empresas (grandes, porque naquela época computador era caríssimo) tinham grandes equipes de programadores e analistas para desenvolvimento de soluções internas. Além de trabalhos free-lancer, o software livre tende a estimular empregos permanentes nas empresas que o adotam. Por isso mesmo, o que mais vemos aqui no Brasil são estudos de casos em órgãos e empresas públicos, como a Dataprev, Tribunais, etc, que já têm grandes equipes de profissionais de informática (o custo de pessoal ao usar softwares proprietários ou livres é o mesmo, o salário) e pouca verba para aquisição de soluções proprietárias. O uso de sw livre é, portanto, mais do que natural nesses casos. ******************************************************** De: Jean Everson Martina Para: linux-br@bazar2.conectiva.com.br Assunto: Re: (linux-br)Linux e Questões comerciais Data: Thu, 28 Apr 2005 21:03:50 -0300 --------------ms050207080107060103050109 Content-Type: text/plain; charset=ISO-8859-1; format=flowed Content-Transfer-Encoding: quoted-printable > E convenhamos , se eu tiver que pagar para um cara 70% do valor de um=20 > software propriet=E1rio para ele instalar um software gratuito , ao qua= l=20 > ele n=E3o contribuiu uma =FAnica linha desenvolvendo, eu acho que prefe= riria=20 > continuar no software propriet=E1rio. exatamete essa diferen=E7a que eu vendo. Voce est=E1 contratando algu=E9m= =20 capaz de alterar o software porque desenvolve( eu tenho patches com=20 commit n=E3o s=F3 no linux, como no freebsd, e v=E1rios projetos na =E1re= a de=20 seguran=E7a pra sistemas abertos (m0n0wall, OpenCA, Airsnort, etc)). Quantos "instaladores" de linux tem capacidade pra fazer modifica=E7=F5es= =20 num escalonador de processos do SO? Eu tenho 3 cases onde foi necess=E1ri= o=20 modificar o escalonador pra rodar programas emulados com abi-sco em=20 sistemas SMP(quem j=E1 precisou colocar isso pra funcionar com certeza=20 usou o c=F3digo que eu escrevi junto com o Alan Cox). Garanto que o cara=20 da revistinha n=E3o faz. S=F3 que o cara da revistinha, prostitui o mercado. Ele faz com que as=20 pessoas caiam na besteira de fazer com ele atraidas pelo pre=E7o. Os=20 servi=E7os nem sempre s=E3o efetuados corretamente (generalizando, mas se= i=20 que tem gente mt s=E9ria no mercado) e o mercado linux nas grandes=20 empresas =E9 visto como amador e problem=E1tico por causa deles. Eu tenho exemplos de clientes que colocaram software livre pra=20 proxy/firewall, perderam tempo e dinheiro e foram pro software=20 propriet=E1rio (MS ISA), inclusive participando da campanha "Get the=20 Facts" dando depoimento da experi=EAncia que tiveram. Hoje eles tem tambe= m=20 servidores em linux (BD) implantados com seriedade e reponsabilidade que=20 est=E1 fazendo eles pensarem em fazer mais uma tentativa na parte de=20 internet. Como j=E1 falaram, e eu acredito piamente nisso, "O mercado =E9 o fator d= e=20 sele=E7=E3o". N=E3o me falta trabalho, muito menos grana. Eu trabalho 10 = anos=20 com linux, tenho mestrado na =E1rea de seguran=E7a em sistemas operaciona= is,=20 sou amplamente certificado, e cobro caro sim, pois acredito que se eu=20 n=E3o me valorizar ningu=E9m vai fazer isso. Jean ******************************************************** De: Tiago Fraga Responder A: Tiago Fraga Para: Manoel Pinho Cc: Linux-BR Lista Assunto: Re: (linux-br)Linux e Questões comerciais Data: Thu, 28 Apr 2005 22:15:01 -0300 Bom, eu acredito que no caso, o importante mesmo é classificar o tipo de serviço. Estava lendo a o e-mail, e sinceramente, eu não cursei uma faculdade de Ciências da Computação, estou pleitiando uma pos em Engenharia de Software para ficar instalando servidorzinho linux. Tipo, no caso, vende-se o pacote, caso contrário nem levanto da cama. Não adianta. E não é só linux não. Se for só para instalar um servidor Win2k3 Server e mais nada, eu viro e falo: procure um técnico. Para fazer isso, não precisa de certificação. Compra um livro numa banca de revistas. Agora, se visita a empresa, verifica que ela é um cliente em potencial, e que vc pode cuidar de toda a TI dela, a coisa muda de figura. Instalar linux numa máquina? Eu tenho mais o que fazer no meu sábado! Desperdiçar um curso de Ciências da Computação e Engenharia de Software instalando linux! Ah, francamente, dá um tempo. Não tem nem que discutir preço. Manda o cara comprar um jornal e olhar nos classificados. E depois, isso é para cobrar baratinho mesmo. Ninguém está dando consultoria e nem nada. Só está instalando. Vamos a uma brincadeira mastercard: instalação do linux: 60 reias Configuração de servidor: 30 reias configuração de qualquer outro software: 30. Cliente feliz achando que fez um bom negócio: não tem preço Total: 120 reais Sistema de gerenciamento de TI (Só o sistema): R$ 240.000 - independente do SO. Sentiram a direfença de nível que estou falando, mesmo que um pouco exagerada. prefiro ter 1 cliente que me paga 240k a ter 240 clientes que me pagam o pacotinho acima.. ******************************************************** De: Leandro Mendes Cc: linux-br@bazar2.conectiva.com.br Assunto: Re: (linux-br) preço de consultoria Data: Fri, 29 Apr 2005 09:02:50 -0300 >>Concordo plenamente com você. O negocio é nao prostituir o mercado, >>senão >>daqui a pouco vai ter nego combrando 50 reais para fazer um servidor >>GNU/Linux >>apenas pra repasse de pacotes. >> >> > >Cobrar 50 dinheiros pra montar um servidor desse tipo chega até a ser caro! > >Mas na boa, como em qqer mercado, existe diversos tipos de profissionais e >diversos níveis de necessidades. Tem gente q prefere comprar micros >montados, pelo custo/benefício. Outros acham q um de "grife" é um troço >mais confiável, melhor investimento. Assim é o mercado de serviços. Alguns >preferem contratar o profissional X q tem o tal "selo de qualidade" de uma >certificação, pq acham q vão ter um serviço melhor executado. Outros >preferem contratar o filho do fulano q "entende tudo de computador e "cobra >tri baratinho". Vai da pessoa acreditar/avaliar o currículo da >empresa/profissional q contrata pra executar o serviço X. > > Acho que o profissional que se valoriza, tem que saber qual é o mínimo valor aceitável para prestar um serviço, independente de qual tipo de solução for implementada. Imagine que alguém me chama pra instalar um Server desse tipo (vide acima) e eu tivesse que rodar 60 Km e no final cobrar R$ 50,00. Tempo perdido, Gasolina perdida e horas de estudo perdidas. Não vale a pena. A questão é que, vc vai ter que dar garantia pro cara, e se der uma "zica", terá que rodar o 60Km novamente. Não acho que estipular valores seja necessário, até mesmo por que, se vc quizer saber qual a média cobrada, é só fazer uma pesquisa junto às consultorias mais conhecidas e a partir daí definir seu preço. Um problema que vejo, é que as pessoas confundem o Consultor que trabalha com Software, com aquele técnico de Hardware que sabe instalar e "configurar" oWin98/XP e cobra R$ 35,00 pelo seu trampo. Enquanto a confusão fica na cabeça deles, tudo bem. O problema é quando o próprio Consultor toma isso por realidade, vai, instala um GateWay Internet + um Proxy e cobra R$ 50,00. Então o mercado fica prostituído, o cara que se valoriza perde trabalho e o aquele que cobrou R$ 50,00 e que com certeza fez um trampo mal feito, fará com que seus cliente achem que GNU/Linux não presta e é melhor pagar caro e botar um Win(Pirata) com um WinGate (Pirata), e não precisará pagar mais ninguém pra fazer trampo mal feito, pois mal feito por mal feito, ele mesmo faz. []'s ******************************************************** De: hamacker Para: Linux-BR Alvema Cc: linux-br@bazar2.conectiva.com.br Assunto: Re: (linux-br) preço de consultoria Data: Fri, 29 Apr 2005 14:31:54 -0300 Entendo exatamente o que voce está falando, profissionais caros, podem rejeitar um trabalho não condizente com a faixa que esse profissional espera atuar, acho justo. Alguns médicos submetem-se a receber do convenio R$ 12,00 a consulta, outros não atendem convenio e esperam receber numa única consulta R$ 120,00. Quando uma pessoa tá com resfriado, onde ela espera ir ? A resposta parece óbvia, mas quem pode pagar, prefere R$ 120,00 e ser bem atendido do que perder 4 horas na fila e um dia de trabalho. Mas se voce me cobrar R$ 50,00 e garantir que não haverá filas talvez eu faça a consulta com voce. Isso é uma boa política e não me parece predatória, embora eu tenha certeza o mercado para a consulta de R$ 120,00 nunca irá acabar. Conhecí uma pessoa que não se incomodava em pagar R$ 200,00 num almoço com um belo vinho portugues, mas se incomodava em pagar R$ 30,00 para atualizar o antivirus semanalmente. Vai entender... []'s Linux-BR Alvema wrote: > Além disso Acredito que todos vocÊs estão exagerando muito e falando > bobagem. Instalar o linux é muito simples e rápido em geral gasto > apenas umas 05 horas para fazer o trabalho que foi citado no email > original. > > Trabalhar 05 horas e ganhar com isso R$ 1000,00 para mim está ótimo. > > Agora não sou idiota de oferecer estes preços para uma rede que requer > oracle, webmail, postgresql e outros serviços que demandam mais tempo e > mais manutenção. ******************************************************** De: hamacker Para: Linux-BR Alvema Cc: Linux-BR Lista Assunto: Re: (linux-br)Linux e Questões comerciais Data: Fri, 29 Apr 2005 14:06:58 -0300 Achei muito importante essa thread porque podemos trocar idéias a respeito desse assunto tão importante. Aqui em sampa, um tecnico cobra no mercado R$ 120,00/hora. Um tecnico do speedy (ADSL) cobra R$ 60,00 para dar next->next->finish. Deu pau na folha de pagamento, a empresa só envia um tecnico se a empresa depositar pelo menos 10horas/homem. Além disso há variações, se meu servidor da Compaq queimar a fonte, um tecnico me traz uma nova fonte executa um serviço de 20minutos e cobra R$ 680,00. O mercado de informática não tem referencia, é um mercado doido. O mesmo serviço executado na capital por um valor competitivo é estratosférico numa outra cidade. Nada contra algumas ferramentas que facilitam o serviço dum programador, webdesigner,... elas são muito boas, mas as pessoas por traz delas é que me dão medo. Quando eu começei na informatica (eu jogava conan e karateka num AppleII) eu tive a oportunidade de aprender que as pessoas gostam de ver serviço bem feito e não se importam em pagar mais por isso, mas se soubessem de antemão que o serviço executado seria porco não contratariam mesmo que desse um orcamento de R$ 1,99. Recentemente, me contrataram para programar uma página em PHP, coisa simples, o valor do serviço R$ 1.200,00, um preço justo, afinal o serviço era rápido, indolor e tinha uma certa preocupação com segurança. Porém algo inusitado ocorreu, fui avisado por um colega que trabalha no local que eu não ganharia, pois meu preço foi muito baixo, quem cobrou menos, cobrou R$ 3.800,00, mais que de pressa oferecí algumas coisas extras justificando subir o valor para R$ 3.000,00. Moral da história, ganhei o cliente por R$ 3.000,00 e ainda rejeitaram o "extra". Isso ocorreu na região de Alphaville. Por isso que eu digo, nosso mercado de informática é meio louco, se voce tentar entender voce "pira". Eu penso comigo que quando tiver ajeitado minha vida, vou para o litoral do nordeste, cobrar meus serviços pela 1/3 do valor cobrado aqui e sair dessa "paranóia" de preços paulistanos. []'s Linux-BR Alvema wrote: > Ao que parece eles estão na mesma posição que o pessoal da M$. VocÊ só é > bom se cobrar caro. ******************************************************** De: Linux-BR Alvema Para: Fabrício Lamonica Cc: Linux-br Assunto: Re: (linux-br)Custo para VPN Data: Mon, 13 Jun 2005 17:42:48 -0300 montei uma vpn entre a matriz e a filial de uma concessionaria, localizadas em cidades diferentes. O link utilizado foi internet nas duas pontas da telemar. Ip fixo. Cobramos R$ 1.500,00 + custos , no total ficou por volta de R$ 1.900,00 Se alguém achou barato eu não quero saber, este é o valor que eu cobro. Vamos evitar outro flame. Fabrício Lamonica wrote: >Pessoal, >talvez essa pergunta seja um pouco complicada de responder, mas gostaria >apenas de uma ordem de grandeza de quanto vocês cobrariam para fazer uma VPN. >Qual o custo para a configuração dos servidores rodando Linux? De: Linux-BR Alvema Para: Fabrício Lamonica Cc: Linux-br Assunto: Re: (linux-br)Custo para VPN - completando Data: Mon, 13 Jun 2005 17:48:47 -0300 montei uma vpn entre a matriz e a filial de uma concessionaria com sede em santarem , e a filial em outra cidade. O link utilizado foi internet nas duas pontas da telemar. Ip fixo. Cobramos R$ 1.500,00 + custos , no total ficou por volta de R$ 1.900,00 Os serviços executados foram : 1 - configuracao no servidor do cliente (matriz) (HPUX) 2 - Instalação e configuracao de um servidor na filial (conectiva) 3 - Testes 4 - Garantia de 02 meses. Se alguém achou barato eu não quero saber, este é o valor que eu cobro. Vamos evitar outro flame. Fabrício Lamonica wrote: >Pessoal, >talvez essa pergunta seja um pouco complicada de responder, mas gostaria >apenas de uma ordem de grandeza de quanto vocês cobrariam para fazer uma VPN. >Qual o custo para a configuração dos servidores rodando Linux? > > Rogério Rodrigues de Araújo Analista de Sistemas / Técnico em Informática Linux User #235776 - Nachine #172486 Alvema - AlcantÂra Veículos e Máquinas Ltda Av. Kennedy, 147 - Centro - São Luis - MA CEP : 65025-001 tel: + 55 98 2106 8000(central) - 2106 8012 (direto) ******************************************************** ********************************************************