Bittorrent - dicas, exemplos de comando e tutoriais de uso como cliente P2P.

Atualizado em: 05/05/2007



Sobre este documento

Versão simplificada do documento em formato texto, dicas e indicação de material relacionado ao cliente bittorrent, linhas de comando e exemplos de configuração pronto para copiar e colar, mais detalhes, veja indicações no final deste documento, consulte também o FAQ com mensagens da Linux-br.
http://www.zago.eti.br/bittorrent.txt

Os comandos e dicas podem não atender as suas necessidades, não ser compatível com sua instalação, use como referencia, tente adaptar ao seu ambiente.

O que é bittorrent?

O que significa bittorrent?

Torrent é um (protocolo) sistema de trocas de arquivos via rede, muito prático e usado para baixar arquivos grandes, a maioria das distribuições Linux disponibilizam as imagens ISO do CD/DVD para download via bittorrent, a mesma imagem pode ser encontrada para dowaload via ftp, http ou outras redes, prefiro o torrent porque posso baixar aos poucos e não tem problemas com perda de download, sempre continua de onde parou, mesmo nos casos de desligar a maquina na força bruta ou queda de energia, quer saber mais?.

http://pt.wikipedia.org/wiki/BitTorrent

Digite na caixa de pesquisa do google, define:torrent não entendeu porque está em ingles? então use tradutor do próprio google, copie a URL atual e no final da página, clique em "Ferramentas de idiomas", cole o endereço, clique em "traduzir", ou acesse diretamente o tradutor em http://translate.google.com/translate_t ou CTRL+T abre outra aba no browser para colar a URL.

Já que está procurando no google, na caixa de pesquisa, acrescente ao termo pesquisado +torrent ~linux, exemplos:
    suse 10 +torrent ~linux
    .iso .torrent debian
    how to torrent ~linux

Existem diversos clientes torrent, tanto para ambiente gráfico como texto, em modo texto (linha de comando, console), ideal para usar em scripts ou conexão remota via ssh, em ambiente gráfico KDE tem o ktorrent que integra com konqueror, não vem em todas as distro, vem no SUSE 10 e não vem no FC5, tem cliente como Azureus com sua própria janela e opções de acesso ao torrent, na maioria das distros já vem um cliente, em qualquer uma pode instalar outro de sua preferencia.

Pesquise no gerenciador de pacotes da sua distro, procure por torrent, por exemplo, que usa smart smart search torrent, quem usa apt; apt-cache search torrent, pesquise no seu gerenciador de pacotes e veja mais sobre interface gráfica no tópico "Ambiente gráfico".

Use e abuse da criatividade, tente com outras variações, use também expressões em ingles e o tradutor.

Firewall - Regras e dicas

Antes de qualquer configuração e uso do cliente bitorrent, a maquina precisa ter acesso à internet e também regras de firewall liberando o trafego na porta 6881, veja algumas dicas e regras.

O bittorrent trabalha na porta 6881 e abre uma porta pra cada download adcional, o segundo download abre a 6882 e assim por diante.

Caso tenha problema pra iniciar o download, procure liberar a porta 6881 e seguintes no teu firewall, exemplo pra liberar a porta 6881:

  /usr/sbin/iptables -A INPUT -i $ethnet -p tcp --dport 6881 -j ACCEPT
  
   ou
  
  /usr/sbin/iptables -A FORWARD -i $ethnet -p tcp --dport 6881 -j ACCEPT

onde $ethnet é o device de cara pra net, ppp0, eth0, eth1 e etc.. altere a variavel $ethnet para a tua rede e repita o processo pra abrir as demais portas 6882 e 6883.

Acho mais prático baixar na maquina que está de cara para internet, ou quando possível, usar conexão remota em horarios especificos, basta uma conexão via ssh e executar em segundo plano ou com screen pode disparar o comando em uma maquina e reconectar em outra para continuar controlando, considere usar a conexão fora do uso normal, pode comandar e controlar a conexão de casa a partir da empresa ou a partir de casa comandar a conexão na empresa, durante a noite, fins de semana ou horarios que não tem uso, pode fazer uma conexão via ssh ou até mesmo script para iniciar e parar o torrent, muito prático quando a ISO é muito grande, espcialmente aquelas para DVD que passam de 4GB

Caso queira baixar a partir de uma estação, precisa incluir regras no firewall para redirecionar as portas 6890 a 6899 para a estação que vai rodar o cliente do Bittorrent, Segue exemplos de regra para incluir no Firewall, todos tem o mesmo resultado, mudam somente o formato, estas regras permitem que a estação com IP 192.168.1.53 faça download normalmente,

Na estação instale o cliente bittorrent, ao incluir uma das regras abaixo no firewall, confira o device caso não seja (eth0), altere para o sua conexão, também altere o IP para o da estação que vai acessar a rede.

  $iptables -t nat -A PREROUTING -i eth0 -p tcp --dport 6890:6899 -j DNAT --to-destination 192.168.1.53
  $iptables -A FORWARD -s 192.168.1.53 -p tcp --dport 6890:6899 -j ACCEPT

Caso queira definir e iniciar as variaveis no inicio do script, use um destes modelos.

  CLIENTEBT=192.168.1.53
  PORTASBT="6890 6891 6892 6893 6894 6895 6896 6897 6898 6899"
  for porta in $PORTASBT; do
  $iptables -t nat -A PREROUTING -i eth0 -p tcp --dport $porta -j DNAT --to-destination $CLIENTEBT:$porta
  $iptables -A FORWARD -s $CLIENTEBT -p tcp --dport $porta -j ACCEPT
  done
  
  Ou
  
  CLIENTEBT=192.168.1.53
  $iptables -t nat -A PREROUTING -i eth0 -p tcp --dport 6890:6899 -j DNAT --to-destination $CLIENTEBT
  $iptables -A FORWARD -s $CLIENTEBT -p tcp --dport 6890:6899 -j ACCEPT

OBS. em uma conexão com IP dedicado de 512 kbits full, rodando bittorrent no CL10 micro que compartilha a conexão, tanto download como upload fica em torno de 60 KB/s, rodando em uma estação SUSE 10.1 desta rede, o upload não passa de 20 KB/s, o resultado é o mesmo com as regras acima ou sem elas, no console da estação fica sempre nestes limites máximos.

  download rate:  59.4 KB/s
  upload rate:    19.5 KB/s

Estas taxas são mesmas no Ktorrent e não encontrei onde aumentar. Qualquer dia arrumo tempo para descobrir esta limitação na estação.

Algumas indicações

Excelente artigo de Carlos E. Morimoto, explicando o funcionamento do BitTorrent, inclue as regras de IPtables para usar o bittorrent atrás de firewall (NAT), veja em:
http://www.guiadohardware.net/artigos/259/

Tutorial - usando bittorrent atrás de firewall ou NAT
http://www.guiadohardware.net/linux/dicas/75.htm

FAQ em inglês com muitas dicas, incluindo proxy e exemplos de configuração
Brian's BitTorrent FAQ and Guide
http://btfaq.com/serve/cache/1.html

NatCheck - verificar o firewall, acesse:
http://btfaq.com/natcheck.pl

Evite utilizar procedimentos que não ajude no upload, além de ser mais lento, prejudica a rede, quanto mais pessoas disponibilizar e ajudar no upload, melhor para todos.

O que mais importa é permitir máquinas da internet abrir uma conexão TCP na porta 6881 do seu IP que aceita conexões da net, o cliente bittorrent atender e aceitar estas conexões. Configurações no modem e regras de firewall podem interferir ou ate mesmo impedir o correto funcionamento do bittorrent.

Como instalar o cliente Bittorrent?

O comando e pacote modifica conforme a distro, em distribuições com lançamento recente já vem o pacote para instalar o cliente tanto em ambiente texto como gráfico, procure no gerenciador de pacotes da sua distro, procure por torrent.

Neste documento tem howto especifico sobre algumas distros, caso não encontre para sua distro, procure adaptar o comando de instalação do pacote conforme o gerenciador de pacotes em uso, quando não encontrar, baixe direto do site oficial e siga a documentação disponível lá, veja endereço no final deste documento, os demais procedimentos como conferir a ISO, gravar o CD, linha de comando tende a ser igual em todas as distro, mas fique atento a possíveis alterações na linha de comando.

Ambiente gráfico - cliente BitTorrent.

O plug-in FoxTorrent cria um cliente BitTorrent no navegador Firefox, inclusive permite assistir parte do filme durante o download, visite o site:
http://www.foxtorrent.com/

Procure na sua distro pelo pacote torrent para interface gráfica, procure por "torrent", caso não encontre, procure na net que encontra diversos clientes, neste documento tem um resumo para algumas distros, caso não encontre pacote especifico para sua distro, tente estas opções abaixo, servem para qualquer distro.

Algumas indicações e pacotes para baixar e instalar...

Cliente bittorrent escrito em Java - Azureus is a java bittorrent client.
http://azureus.sourceforge.net/
KDE, em versões recentes já vem com ktorrent, basta instalar o pacote. mktorrent é outra opção
KDE, quem não tem ktorrent pode procurar por "kde_mktorrent" em:
http://www.kde-apps.org/
  kde_mktorrent
  Description:
  - this is konqueror service menu for make torrent with any "file or folder" in file manager.
  
  - "make_torrent" binary file is from mldonkey project http://mldonkey.org
  others files is from me ;)
  enjoy mktorrent !
Cliente para windows em:
http://ei.kefro.st/projects/btclient/

SUSE 10 - Instalar cliente bittorrent - ktorrent

Ambiente utilizado, SUSE 10 x86_64, instalado com perfil KDE.

Instalação com perfil KDE inclue o ktorrent, cliente bittorrent em ambiente gráfico, baixar arquivos .torrent, navegue com konqueror, clique com botão auxiliar no link do torrent que deseja baixar, procure em opções e clique em ktorrent, selecione as opções e acompanhe os dados estatisticos na tela, não precisa configurar nada, com os valores default pode usar toda a taxa de upload e saturar o modem, o ideal é limitar de forma que use somente a metade da banda, assim não satura a conexão e permitir o uso normal da internet, configurável tanto a taxa de download como upload, entre no menu settings e configure a seu modo.

Via konqueror fica mais fácil, associa automaticamente arquivos .torrent com ktorrent, também pega as configurações de proxy do konqueror, basta um clique com botão auxiliar sobre o link e selecionar kotorrent. Em outros navegadores precisa configurar esta associação no navegador.

Dependendo do perfil de instalação pode faltar este pacote, caso precise instalar, via yast, procure pelo pacote ktorrent, via smart basta executar;

smart install ktorrent -y

Tela de download do OPENSUSE 10 x86_64,
http://www.zago.eti.br/figuras/ktorrent-suse10x86_64.jpg

Tem mais clientes torret, pesquise por torrent, veja este resumo;
  suse64:~ # smart search torrent
  BitTorrent - Scatter-Gather Network File Transfer
  ktorrent - KDE BitTorrent Client
  rtorrent - Console-based BitTorrent Client

Instalar cliente BitTorrent;

smart install bittorrent -y

Este comando instala varios serviços torrent, instala os pacotes cliente e server, para listar todos, na linha de comando digite bt e tecle tab duas vezes

Mais informações sobre cada um deles, execute o comando sem parametros para listar as opções, exemplo para obter informações cliente bittorrent, execute na linha de comando btdownloadcurses, retorna o manual, ou seja os parametros possíveis para uso na linha de comando.

  suse64:~ # btdownloadcurses
  Usage: btdownloadcurses [OPTIONS] [TORRENTFILE]
  
  arguments are -
  ---corta---  #a lista é grande.

btdownloadcurses é um cliente torrent para uso em linha de comando, muito útil para fazer download em maquina remota, faça a conexão via ssh e dispare o comando na maquina remota, veja sobre o uso de ssh+screen ou ssh+nohup, funciona também na maquina local.

Download via linha de comando, exemplo simples, sem parametros, tudo em um única linha de comando, monte a linha de comando com btdownloadcurses --url mais espaço mais o endereço do torrent, para obter o endereço do torrente precisa acessar via navegador e copiar o link para colar no editor onde está montando a linha de comando ou diretamente após o comando no console, exemplo de como fica a linha de comando para download do beta9 do OPENSUSE 10.1.
  btdownloadcurses --url  http://download.opensuse.org/distribution/SL-10.1-beta9/SUSE-Linux-10.1-beta9-x86_64.torrent

Altere o exemplo acima para o torrent que deseja baixar.

Resultado no console;
  | file:
  | size:     3,529,990,144 (3 GiB)
  | dest:     /home/zago/iso
  | progress:
  | status:   finishing in 56:24:09 (0.0%)
  | dl speed: 36.2 KB/s
  | ul speed: 8.3 KB/s
  | sharing:  0.831  (1.0 MB up / 1.2 MB down)
  | seeds:    11 seen now, plus 2 distributed copies (3:99.8%, 4:98.7%, 5:94.9%)
  | peers:    16 seen now 

Funciona também com Konqueror, tem menos recursos de configuração e menos detalhes que o KTorrent, com os dois instalados, navegue com Konqueror e clique com botão auxiliar sobre endereço do .torrent, selecione "Abrir com" depois selecione KTorrent ou BitTorrent.

SUSE 10.1 - OpenSUSE

Instalar cliente BitTorrent, tem diversas opções para modo texto e ambiente gráfico, resultado da pesquisa por torrrent

  internet:~ # smart search torrent
  
  BitTorrent - Scatter-Gather Network File Transfer
  BitTorrent-curses - Scatter-Gather Network File Transfer - Curses based UI
  BitTorrent-gtk - Scatter-Gather Network File Transfer - GTK based UI
  aria2 - Parallelizing Multi-Protocol Utility for Downloading Files
  bittornado - Lightweight BitTorrent Client for the Console
  ktorrent - KDE BitTorrent Client
  transmission - Lightweight BitTorrent Client

Instalar cliente para uso em linha de comando;

smart install bittorrent -y

download, mirrors e dicas
http://en.opensuse.org/PT-BR-Download

Mais endereços para download via torrent.
Live CD, ISO para CD e DVD
ftp://mirrors.kernel.org/opensuse/distribution/SL-10.1

Via interface gráfica basta um clique sobre o .torrent, via console, monte a linha de comando neste formato e exemplos a seguir.

Imagem iso completa - DVD non-oss, com pacotes não GPL, incluindo flash, realplayer e outros...

Arquitetura 64bits

/usr/bin/btdownloadheadless --url http://www.mirrors.net.ar/pub/opensuse/distribution/SL-10.1/SUSE-Linux-10.1-GM-DVD-x86_64.torrent

Arquitetura 32 bits

/usr/bin/btdownloadheadless --url http://www.mirrors.net.ar/pub/opensuse/distribution/SL-10.1/SUSE-Linux-10.1-GM-DVD-i386.torrent

Download das imagens ISO contendo somente pacotes GPL, imagem para gravar em CD

btdownloadheadless --url http://server-iso.torrent

Imagem ISO para gravar em CD (5 CD)

  btdownloadheadless --url http://download.opensuse.org/distribution/SL-10.1/SUSE-Linux-10.1-GM-i386.torrent

Download da ISO para DVD e outras opções, procure nos mirrors indicados nas páginas acima e subtitua no exemplo de linha de comando.

FC5 - Fedora Core 5 - instalar cliente BitTorrent

Ambiente; FC5 x86_64 instalado com ambiente gráfico Gnome e KDE.

Pesquisando no yumex por torrent encontrei diversos pacotes, entre eles, azureus, bittorrent e bittorrent-gui.

Pelo Yumex é muito simples, Desktop Gnome (ALT+F2 yumex) ou -> Menu Aplicações -> Ferramentas do Sistema -> Yum Extender, selecione instalar e procure por torrent.

Pesquisei com smart e não encontrou pacotes sobre torrent, deve ter algum erro na minha configuração ou lista de mirrors não deve estar completa, tem torrent na lista do Yumex e não tem no smart.

Resolvi tentar com o RPM baixado direto do site do desenvolvedor, testei com esta versão; Latest Release (4.4.0) recommended for all users

No diretório onde salvou, execute; rpm -ivh BitTorrent-Stable.rpm, veja o resultado na minha instalação;

  [root@localhost zago]# rpm -ivh BitTorrent-Stable.rpm
  A preparar...               ########################################### [100%]
     1:BitTorrent             ########################################### [100%]

Instala estes torrent;

  /usr/bin/bittorrent-console
  /usr/bin/bittorrent-tracker
  /usr/bin/bittorrent-curses
  /usr/bin/bittorrent

Cliente para download utilizebittorrent, não precisa configurar nada, consulte o manual, execute; /usr/bin/bittorrent --help, retorna um longa lista de parametros neste formato;

  [root@localhost zago]# /usr/bin/bittorrent --help
  Uso: bittorrent [OPÇÕES] [ARQUIVOSTORRENT]
  
  os argumentos são -
  
  ---corta ---

exemplo de comando para baixar o próprio FC5, tudo em uma única linha;

  /usr/bin/bittorrent http://torrent.fedoraproject.org/torrents/bordeaux-binary-x86_64.torrent

Com esta linha de comando, abre a tela em ambiente gráfico, permite alguns ajustes, conferir logs e outros detalhes.

Baixar outros torrent, inicie a linha de comando com /usr/bin/bittorrent, acrescente um espaço e cole o endereço do .torrent que deseja baixar, ou seja, troque o endereço no exemplo acima pelo que deseja baixar.

Baixar via navegador konqueror (no desktop do Gnome chame com ALT+F2 konqueror), acesse a página do torrent, como exemplo a do próprio FC5 em http://torrent.fedoraproject.org/, clique com botão auxiliar sobre o link do torrent, clique em "abrir com" ou "Open With...", digite bittorrent na caixa de escolha do aplicativo, prontinho, aguarde alguns segundos para abrir a janela do bittorrent em interface gráfica, tem o mesmo resultado da linha de comando indicada acima, navegando com Firefox não tem opção "abrir com" nem lista torrent nas opções.

Tem muitas parametros que pode passar via linha de comando, exemplo --start_minimized Iniciar BitTorrent minimizado.

  /usr/bin/bittorrent --start_minimized http://torrent.fedoraproject.org/torrents/bordeaux-binary-x86_64.torrent

Ainda não encontrei a linha de comando para uso somente no console, em script ou via ssh sem interface gráfica, a solução por enquanto, conectar via ssh com (-X) e executar com a janela minimizada como no exemplo acima, também não testei com instalação a partir dos pacotes do próprio Fedora, nem com screen nem com nohup.

Pode ajustar a velocidade na janela gráfica ou passar como parametro na linha de comando, exemplo para baixar o ISO do SUSE 10 com upload limitado a 8K

  /usr/bin/bittorrent --start_minimized --max_upload_rate 8 \
  --max_uploads 8 \
   http://mirrors.uol.com.br/pub/suse/i386/10.0/iso/SUSE-10.0-CD-i386-GM.iso.torrent

CentOS 5.0

Pelo yum, gerenciador de pacotes, não encontrei pacotes de instalação do torrent, solução adotada, instalar apt para instalar bittorrent via apt.

  mkdir /tmp/apt
  cd /tmp/apt
  wget http://dag.wieers.com/rpm/packages/apt/apt-0.5.15lorg3.90-1.el5.test.i386.rpm
  wget http://dag.wieers.com/rpm/packages/rpmforge-release/rpmforge-release-0.3.6-1.el5.rf.i386.rpm
  rpm -ivh rpmforge-release-0.3.6-1.el5.rf.i386.rpm
  apt-get update
  
  Veja mais detalhes e log de instalação no tutorial
  endereço do tutorial
  http://centosbr.org/modules/smartsection/item.php?itemid=144&com_id=111&com_rootid=110&#toc8

apt-get install bittorrent

linha de comando, procure pelos torrent em /usr/bin, tem dois que funciona no console.

/usr/bin/bittorrent-curses

/usr/bin/bittorrent-console

O primeiro tem inferface mais amigável com barra de evolução do download, o segundo fica rolando a tela, ambos funcionam perfeitamente e com informações semelhantes, pode alternar entre eles para escolher a interface desejada.

Exemplo de linha de comando utilizada em instalação CentOS 5.0 para download da ISO em DVD da versão 5.0 para 64 bits

/usr/bin/bittorrent-curses http://mirrors.easynews.com//linux/centos/5/isos/x86_64/CentOS-5.0-x86_64-bin-DVD.torrent

/usr/bin/bittorrent-console http://mirrors.easynews.com//linux/centos/5/isos/x86_64/CentOS-5.0-x86_64-bin-DVD.torrent

Por default upload maximo por torrent é 20K, alterar este limite para menos ou mais. Segue dois exemplos para uso em instalações CentOS 5.0, para uso em scripts ou na linha de comando (copiar e colar).

Exemplo com limite do upload de 8K

  /usr/bin/bittorrent-curses --max_upload_rate 8 \
    --max_uploads 8 http://torrent.ubuntu.com/kubuntu/releases/feisty/release/dvd/kubuntu-7.04-dvd-i386.iso.torrent

Exemplo com limite do upload de 60K

  /usr/bin/bittorrent-curses --max_upload_rate 60 \
    --max_uploads 60 http://torrent.ubuntu.com/kubuntu/releases/feisty/release/dvd/kubuntu-7.04-dvd-i386.iso.torrent

No exemplo acima consta o endereço do torrent para kubuntu, substitua pelo torrente que deseja baixar. A cada novo lançamento altera o endereço acima, use somente como exemplo para montar a linha, acesse o site veja qual a ISO que deseja baixar, clique com botão auxiliar do mouse, copie o link e substitua no exemplo acima.

Veja também neste tutorial o tópico sobre download "CentOS - clone do RHEL ( Red Hat Enterprise Linux ) versão livre"

Kubuntu

Em interface gráfica instale o pacote ktorrent e siga as dicas que estão neste tutorial no tópico sobre interface gráfica

Tem diversos torrents, cliente em modo texto ou ambiente gráfico, ktorrent faz parte da instalação do KDE, procure por torrent no gerenciador de pacotes

qtorrent - graphical BitTorrent client using Qt 3.x

Também tem as opções em modo texto, especialmente para uso em scripts ou mesmo na linha de comando para copiar e colar, resultado parcial da pesquisa via smart.

smart search torrent

  aria2 - High speed download utility
  azureus - BitTorrent client
  azureus-gcj - BitTorrent client (native code)
  bittornado - bittorrent client with enhanced curses interface
  bittornado-gui - bittorrent client with enhanced GUI interface
  bittorrent - Scatter-gather network file transfer
  bittorrent-gui - Scatter-gather network file transfer (GUI files)

Instalar cliente para uso em linha de comando, para instalar requer uso do sudo ou execute a linha de comando abaixo no konsole do root.

aptitude install bittorrent

Ou via smart

smart install bittorrent_3.4.2-10ubuntu2

Prontinho para uso em linha de comando, execute a linha de comando abaixo como user comum, acesse pelo navegador, copie o endereço completo da URL, clique com botão auxiliar e copie o link, na linha de comando digite (btdownloadcurses --url) mais um espaço e cole com SHIFT + INSERT, troque o endereço do exemplo abaixo pelo da ISO que deseja baixar.

Exemplo de linha de comando na versão 7.04 arquitetura de 64 bits, baixar a própria ISO Kubuntu 7.04 para DVD

Linha de comando para uso em scripts ou no konsole. a seguir a linha de comando e depois o resultado no konsole.

  /usr/bin/btdownloadcurses http://torrent.ubuntu.com/kubuntu/releases/feisty/release/dvd/kubuntu-7.04-dvd-amd64.iso.torrent
  
  Exibe informações no konsole:
  
  | file:     kubuntu-7.04-dvd-amd64.iso  
  | size:     4,686,751,744 (4.4  G)     
  | dest:     /home/zago/kubuntu-7.04-dvd-amd64.iso 
  | progress: _______________________________________________________________________________________________________________ |
  | status:   connecting to peers (0.0%)   
  | speed:      0    B/s down -   0    B/s up  
  | totals:     0.0  M   down -   0.0  M   up  
  | error(s):  

Salva o download kubuntu-7.04-dvd-amd64.iso) no local onde executar a linha de comando.

Conectiva 8 9 e 10 - Instalar cliente torrent

Conectiva CL10 instalado com perfil desktop corporativo, instale o pacote; bittorrent-gui-client

apt-get install bittorrent-gui-client

Não precisa fazer mais nada, não precisa configurar nada, basta acessar a URL do torrent que deseja baixar, selecionar a ISO, dar um clique e selecionar as opções, neste documento tem algumas indicações, procure também na net, o procedimento se aplica a qualquer distro, como cada rede torrent é independente, não existe um servidor central para todas, por isto precisa descobrir o endereço que muda os nomes e URL conforme a distro;

Baixar as ISO do CL10, acesse:
http://distro2.conectiva.com.br/torrents/

Baixar a ISO do SUSE 10; acesse;
http://mirrors.uol.com.br/pub/suse/i386/10.0/iso/

clique sobre a ISO que deseja baixar, pelo Mozilla abre uma janela com opções para abrir, salvar ou baixar via torrent btdownloadgui.py, selecione esta opção para abrir a janela de dialogo de escolha onde deseja salvar e aguarde o download.

Pelo konqueror não chama o torrent automaticamente, ao dar um clique sobre a imagem que deseja baixar, ele abre uma janela com a opção de abrir ou salvar, selecione abrir e na caixa de opções abrir com digite btdownloadgui.py, selecione onde deseja salvar e aguarde...

Executar konqueror remotamente ou outro navegador, faça a conexão via ssh com a opção "-X" para executar aplicativos do "X" e a partir do konsole remoto chame o konqueror, em conexões via internet considere usar a linha de comando, executar o navegador em conexões remota via internet pode tornar o dialogo um pouco lento.

Também pode copiar e colar a URL, para baixar a ISO do CD1 basta colar esta URL no navegador:
http://distro2.conectiva.com.br/torrents/cl10_cd1.torrent

Também pode baixar a partir de um konsole com (btdownloadheadless.py), exemplo para baixar o CD1, copie e cole esta linha:

  btdownloadheadless.py http://distro2.conectiva.com.br/torrents/cl10_cd1.torrent

Os exemplos acima servem como referencia, altere a URL ou linha de comando para o endereço desejado.

No CL10 em ambiente gráfico, para uso com konqueror e Mozilla, instalado com perfil desktop corporativo, instale o pacote; bittorrent-gui-client

apt-get install bittorrent-gui-client

Protinho, acesse a URL do torrent que deseja baixar, clique na URL da ISO que deseja baixar, via konqueror abre a janela com a opção de abrir ou salvar, selecione abrir e na caixa de opções abrir com digite btdownloadgui.py, selecione onde deseja salvar e acompanhe a evolução do download.

No CL10 em ambiente texto, para uso no console (linha de comando), como root em um terminal, execute: apt-get install bittorrent

Prontinho, caso não ocorreu nenhuma mensagem de erro pode executar a linha de comando para baixar as imagens ISO. neste documento tem exemplos pronto de linha de comando para copiar e colar, veja nos exemplos a seguir a linha de comando especifica pra cada ISO.

No CL8 e CL9 precisa fazer download e instalar os pacotes:

  wxPythonGTK-py2.3-2.4.0.7-1.i386.rpm
  bittorrent-3.2.1b-29565cl.noarch.rpm

Download do CL10, via interface gráfica, acesse;
http://distro2.conectiva.com.br/torrents/
clique sobre o endereço da imagem desejada e siga as intruções no navegador.

Via linha de comando, monte a linha de forma que inicie com; btdownloadcurses.py --url mais a URL que pode acessar pelo navegador para copiar e colar na linha de comando, scrpt ou outro documento para montar a linha de comando para ficar neste formato;
  btdownloadcurses.py --url http://distro2.conectiva.com.br/torrents/cl10upd1-final.torrent

Download de imagens ISO de algumas distribuições Linux

distrowatch informa os lançamentos do dia, breve comentário com endereço para download, considere seu ponto inicial na pesquisa para download de imagem ISO.
http://distrowatch.com/

Procure os tutoriais e FAQ especifico para sua distro, alguns tem endereço e dicas.
http://www.zago.eti.br/distro/A-distro.html

ISO de diversas distribuições disponiveis via bittorrent.
http://linuxtracker.org/

SUSE e OpenSUSE - download endereços

Página inicial para download e documentação.
http://en.opensuse.org/PT-BR-Download

Conectiva 10 download - endereços

http://distro2.conectiva.com.br/torrents/

Debian download - endereços

Exemplos de linha de comando neste tópico se aplicam em instalações do CL10, para uso em instalações SUSE 10, remova o .py do comando, em outras distro verifique qual o comando.

Debian - baixar ISO via bittorrent.

Pesquise no Google: download debian .iso bittorrent

Obtendo imagens de CD do Debian com BitTorrent
http://www.debian.org/distrib/cd
http://www.debian.org/CD/torrent-cd/

Fedora download - endereços

Fedora Core - versão final e também a versão em desenvolvimento (teste ou beta), procure pelo torrent da versão desejada;
http://torrent.fedoraproject.org/

Observe na coluna torrent, os nomes terminam com .torrent, indicando que são arquivos para download via bittorrent, utilize cliente em ambiente gráfico ou modo texto.

Download via cliente com interface gráfica é muito simples, um clique sobre o link desejado e seguir as intruções.

Em escript, acesso remoto via ssh ou direto na linha de comando, veja exemplos de linha de comando neste tutorial, altere o comando, diretivas e endereço da iso para seu ambiente.

Prefiro a linha de comando, perfeito para usar em script, copiar e colar, em conexão remota via ssh para fazer download em outra maquina ou outra conexão remota, precisa montar a linha de comando neste formato;

btdownloadcurses.py --url http://endereco-da.iso-desejada.torrent

A montagem desta linha é simples, digite no konsole "btdownloadcurses", no navegador, localize a ISO e clique com botão auxiliar sobre o link da imagem que deseja baixar e copie o link, depois volte ao konsole tecle espaço e cole, ou se preferir, use seu editor de texto preferido para editar e modificar, depois copie do editor para o konsole, Veja mais dicas, outros exemplos incluindo controle de upload.

Ao dar um clique com botão auxiliar sobre o link (bordeaux-binary-x86_64.torrent) que corresponde a ISO para gravar DVD arquitetura x86_64, quando colar no seu editor ou konsole, o endereço deverá ser algo como;

http://torrent.fedoraproject.org/torrents/bordeaux-DVD-x86_64.torrent

depois é só montar a linha de comando abaixo, caso seja outra imagem, substitua na linha de comando do exemplo abaixo, substitua somente o endereço que vem depois de --url, para esta ISO acima, a linha de comando fica assim;

btdownloadcurses http://torrent.fedoraproject.org/torrents/bordeaux-DVD-x86_64.torrent

O exemplo acima Libera upload de até 20KB, cuidado que pode saturar a conexão de quem tem capacidade máxima abaixo de 20Kb, é o caso de muitas conexões ADSL, pode tornar praticamente impossivel usar a internet para nevegar, o ideal é limitar upload de forma que use somente a metade da capacidade, veja este exemplo;

Com controle de upload e rodar em segundo plano, não parar o download quando fechar a conexão ssh, limitar upload de 8KB.

  nohup btdownloadcurses --max_upload_rate 8 \
  --max_uploads 8  http://torrent.fedoraproject.org/torrents/bordeaux-DVD-x86_64.torrent

Exemplo de linha de comando da ISO (DVD) para CPU das familias i386, i686...

  nohup btdownloadcurses --max_upload_rate 8 \
  --max_uploads 8 http://torrent.fedoraproject.org/torrents/bordeaux-DVD-i386.torrent

Neste tutorial tem mais exemplos no tópico "Limitando o upload"

Não rodar em segundo plano, remova nohup no inicio da linha e & no final

Desta forma fica muito prático, monte um script ou se preferir monte a linha de comando no seu editor de texto, faça copia, depois faça uma conexão via ssh, completada a conexão, cole no console da maquina remota e prontinho, é só aguardar... quando quiser parar use o exemplo de kill indicado neste documento, acompanhe a evolução com tail: tail -f nohup

Veja o tamanho da ISO para gravar DVD (FC5).

  file:     bordeaux-binary-x86_64
  size:     3,517,190,829 (3 GB)
  dest:     /home/zago/bordeaux-binary-x86_64
  
  
  file:     bordeaux-DVD-i386
  size:     3,253,670,559 (3.0 GB)
  dest:     /home/zago/bordeaux-DVD-i386

CentOS - clone do RHEL ( Red Hat Enterprise Linux ) versão livre

Procure a ISO em;
http://centos.arcticnetwork.ca/
http://mirrors.easynews.com//linux/centos/5.0/isos/

Tem ISO para arquitetura de 32 e 64 bits, também para outras plataformas, entre no diretório relacionado a ISO que deseja, em cliente de ambiente gráfico, clique na URL correspondente ao torrent que deseja baixar ou via linha de comando, monte neste formato.

Exemplo de linha de comando utilizada em instalação CentOS 5.0 para download da ISO em DVD da versão 5.0 para 64 bits

/usr/bin/bittorrent-console http://mirrors.easynews.com//linux/centos/5/isos/x86_64/CentOS-5.0-x86_64-bin-DVD.torrent

Download Fedora Core 7 versão test4
  /usr/bin/bittorrent-console --max_upload_rate 60 \
    --max_uploads 60 http://torrent.fedoraproject.org/torrents/f7-test4-i386.torrent
A cada novo lançamento altera o endereço acima, use somente como exemplo para montar a linha, acesse o site veja qual a ISO que deseja baixar, clique com botão auxiliar do mouse, copie o link e substitua no endereço acima.

Endereço de um dos torrent para versão 5.0, i386 em DVD ou CD
http://mirrors.easynews.com//linux/centos/5.0/isos/i386/CentOS-5.0-i386-bin-DVD.torrent
http://mirrors.easynews.com//linux/centos/5.0/isos/i386/CentOS-5.0-i386-bin-1to6.torrent

x86_64
http://mirrors.easynews.com//linux/centos/5/isos/x86_64/CentOS-5.0-x86_64-bin-DVD.torrent
http://mirrors.easynews.com//linux/centos/5/isos/x86_64/CentOS-5.0-x86_64-bin-1to7.torrent

Freedows download - endereços

http://www.freedows.com/lite/

Mandriva download - endereços

bittorrent
http://qa.mandriva.com/torrent/

Informações sobre conexões
http://torrent.mandriva.com:8080/

Slakware download - endereços

http://www.slackware.com/torrents/

Opensuse download - endereços

Veja neste documento, tópico sobre o SUSE 10.

Exemplos de linha de comando neste tópico se aplicam em instalações do CL10, para uso em instalações SUSE 10, remova o .py do comando, em outras distro verifique qual o comando.

Os endereços abaixo são da versão beta1, já tem versão mais recente e portanto eles servem somente como exemplo de montagem da linha de comando, comados testados e utilizados em 20/01/2006, a cada nova versão os endereços são alterados, para atualizar o endereço na linha de comando, clique com botão auxiliar sobre o link do torrente e copie o endereço para colar (montar) a linha de comando, observe no endereço abaixo que tem ISO para arquiteturas de 32 e 64 bits.

- Open SUSE - SUSE Linux OSS, download, documentação...
http://www.opensuse.org

Acesse;
http://www.opensuse.org/Download

Procure pelo torrent, via ambiente gráfico basta um clique no link de bittorrent da ISO que deseja baixar, ou na linha de comando, use neste formato,
  btdownloadcurses.py --url http://ftp.opensuse.org/pub/opensuse/distribution/SL-10.1-OSS-beta1/SUSE-10.1-CD-OSS-i386-Beta1.torrent
  

(tudo em uma única linha), o endereço do download muda a cada versão, clique com botão auxiliar para copiar e link e substituir na linha de comando acima, ou com limitação de banda para 8 K de upload.
  btdownloadcurses.py --max_upload_rate 8 \
  --max_uploads 8 \
  --url http://ftp.opensuse.org/pub/opensuse/distribution/SL-10.1-OSS-beta1/SUSE-10.1-CD-OSS-i386-Beta1.torrent

Conheça o SLICK: SUPER LIte: Core + Kde
OpenSuse em um único CD, com KDE, ou com Gnome, ou mininal, no site tem instruções para criar sua própria ISO, procure pelo download e mais detalhes na página do projeto.
http://www.opensuse.org/SLICK

Pesquise no Google, inclua torrent na string de pesquisa, exemplo para pesquisar sobre ISO do SUSE:

   torrent suse ~linux
   torrent opensuse ~linux

Ubuntu, Kubuntu, Edubuntu - download - endereços

Kubuntu - Eles distribuem o CD gratuitamente, basta entrar no site e fazer o pedido, vem pelo correio sem custo algum, ideal para quem usa modem discado ou tem dificuldade no download, também tem as ISO disponiveis para download de diversas maneiras, http, ftp, bittorrent...

Veja mais dicas e endereços de documentação em;
http://www.zago.eti.br/distro/ubuntu-dicas.html

Kubuntu - O Live CD do Ubuntu vem com ambiente Gnome, como prefiro o KDE, procurando na net encontrei o Kubuntu, um detalhe, estas imagens não estão no próprio site do Ubuntu, encontrei ISO para download via browser e via torrente em alguns mirrors, depois de alguns dias estes endereços retornavam páginas de erro, indicando que mudou o nome ou local, por isto nem vou colocar aqui os endereços das ISOS, a sugestão é procurar por elas no Google, procure por kubuntu+iso ou tente seguir as indicações do site oficial;
http://www.kubuntu.org/

Edubuntu - parece uma variante do Ubuntu destinada a estudantes ou algo relacionado a educacional, visite o site do projeto em;
http://www.edubuntu.org/

Ainda não entendi estes nomes; Flight, Breezy Badger, Hoary Hedgehog. Tem estes diretórios no mesmo local onde estão a ISO da versão 5.04 e 5.10, minha intuição diz que deve ter alguma relação com a versão como se faz no Debian, achei muito confuso, também não procurei por mais informações, optei por baixar a ISO do diretório 5.10.

Procure nos mirrors por .torrent, tem imagens ISO para CD e DVD, versão i586 e 64bits, acessa a lista de mirrors em;

http://www.ubuntulinux.org/download/

Exemplo para baixar a ISO em DVD para 64 bits, acesse;

http://torrent.ubuntu.com/releases/breezy/release/dvd/

Exemplos de linha de comando neste tópico se aplicam em instalações do CL10, para uso em instalações SUSE 10, remova o .py do comando, em outras distro verifique qual o comando.

Download via bittorrent na linha de comando com limitação de 8K para upload;

  btdownloadcurses.py --max_upload_rate 8 \
  --max_uploads 8 \
  --url http://torrent.ubuntu.com/releases/breezy/release/dvd/ubuntu-5.10-dvd-amd64.iso.torrent

Neste momento deve ter versão mais recente, a cada nova imagem ISO o endereço acima é alterado, portanto use o exemplo acima como modelo para montar a sua linha de comando com a URL da nova ISO ou da versão que deseja baixar, ou acesse via ambiente gráfico e clique na ISO que deseja baixar.

Resultado;

   file:     ubuntu-5.10-dvd-amd64.iso                   
   size:     3,075,670,016 (2.9 GB)                      
   dest:     /home/zago/ubutun/ubuntu-5.10-dvd-amd64.iso

Limitando o upload

Uma das caracteriscas deste protocolo, compartilhar o que já baixou, outras pessoas vão baixar a partir de sua maquina, isto é muito bom, todos contribuem, não sobrecarrega nem exige muita banda de quem está disponibilizando as ISO, somente gerencia, quanto mais pessoas ajudam, mais rápido o download para todos.

Conexões ADSL, como exemplo o Speedy da Telefonica, tem uma taxa de download e outra para upload, não sei os numeros exatos mas é mais ou menos assim, conexões de até 1MB tem upload limitado a 128KB, em resumo quer dizer mais ou menos que se sua conexão for de 600K seu upload está limitado a 128K, tente fazer um teste enviando arquivos via ftp, ssh ou outro meio, vai perceber que a velocidade de envio é muito menor que a de download.

Portanto a velocidade de download está diretamente relacionada às conexões de quem estão ajudando no upload.

Uma caracterisca das conexões ADSL, quando satura o upload o download fica lento, tentando explicar.

Durante a navegação ou download também são enviados pequenos pacotes de controle, confirmação que recebeu e envio de novos pedidos, a navegação pode falhar, como exemplo, para acessar uma página, precisa ser enviado (upload), mesmo sendo pouco trafego de upload pode demorar muito, se toda a capacidade de de upload esteja sendo usada por outro serviço, geralmente as redes P2P e neste caso o Bittorrent, pode consumir toda a banda de upload do ADSL (128Kbits) e isto acaba tornando muito lento o envio de qualquer informação, pode demorar tanto que até retorna erros ou falha na navegação, falha porque demora muito no envio e resposta, prejudica até o próprio download, chamam isto de saturar o modem, saturar o upload e termos semelhantes.

Como exemplo, uma conexão que consegue downlaod de 60KB, mesmo quando está fazendo download a 20KB se consegue navegar muito bem, mas torna praticamente impossível navegar se o upload atingir o limite, não tem banda para envio de pequenos pacotes durante a navegação, ficam na fila e concorrendo com o upload do bittorrent, pode demorar muito e expirar a página ou simplesmente tornar a navegação muito lenta.

A solução para estes casos é controlar o limite de upload, de forma que reserve uma parte da banda de upload para navegação e outras conexões.

Por default a taxa de upload é de 20KB, muitas conexões de ADSL tem limite de 16KB ou (128bites), nestas conexões satura o modem com upload proximo aos 16KB, a solução é limitar a uma valor menor, algo como a metade da capacidade, a seguir tem exemplo com 8KB que considero ideal para quem limite de 128 Kb/s = 16KB.

Clientes em ambiente gráfico tem recurso para limitar tanto o download como opload, pode configurar ou alterar a qualquer momento, não deixe o default, procure nas configurações e ajuste a seu modo.

Clientes em linha comando, (shell e escripts), tem que passar o limite na linha de comando, consulte o manual, execute o comando sem diretivas ou com --help, exemplo no CentOS 5.0

/usr/bin/bittorrent-console --help

Diretivas sobre taxa de upload.

  --max_upload_rate <arg>
            máximo de kB/s para envio, 0 significa sem limite (padrão de 20)
  
  
  --max_uploads <arg>
            número máximo de envios permitidos simultaneamente. -1 significa
            (acredita-se) um número razoável baseado em -- taxa_maxima_envio.
            Os valores automáticos só são coerentes quando se estiver rodando
            um torrent por vez. (padrão de -1)

Segue um exemplo para linha de comando, limitando o upload a 8KB.

Os dois exemplos a seguir tem o mesmo resultado, pode copiar e colar na linha de comando, o primeiro tem quebra de linha ( tem a \ no final da linha indicando ao shell uma quebra de linha), no segundo exemplo tem que ser tudo em uma única linha, utilize como exemplos, ajuste o comando conforme sua instalação, troque o que vem depois "--url" para o endereço da ISO ou arquivo torrent que deseja baixar, em versões mais recente não usa mais a diretiva "--url".

  /usr/bin/bittorrent-console --max_upload_rate 8 \
  --max_uploads 8  http://distro2.conectiva.com.br/torrents/cl10upd1-final.torrent
  
  Ou em uma única linha (sem quebra de linha)
  
  /usr/bin/bittorrent-console --max_upload_rate 8 --max_uploads 8 http://distro2.conectiva.com.br/torrents/cl10upd1-final.torrent

Exemplos de linha de comando são diferentes conforme a distro e versão, o nome do executável muda conforme a distro, em algumas distribuições precisa informar o caminho, procure em /usr/bin ou use whereis para localizar o binario do torrent, versões mais antigas precisa da diretiva --url antes do endereço do torrent, em versões mais recente não usa mais, neste documento tem exemplos para algumas distribuições no tópico sobre a instalação do torrent.

Por default a taxa de upload é de 20KB, caso sua conexão seja superior e queira compartilhar valores acima de 20KB, use esta diretiva.

--max_upload_rate 60 --max_uploads 60

Neste exemplo altera o valor default, permite upload de até 60KB, ajuste este valor (60) para o limite desejado, exemplo de linha de comando usado em script no Centos5 para baixar kubuntu 7.04.

  /usr/bin/bittorrent-console --max_upload_rate 60 \
    --max_uploads 60 http://torrent.ubuntu.com/kubuntu/releases/feisty/release/dvd/kubuntu-7.04-dvd-i386.iso.torrent

Conferir a integridade do arquivo

Sempre procure garantir a integridade do download, tem diversas ferramentas, na maioria das distros, no CD de instalação tem opção para verficar a mídia antes de instalar, mas isto implica em gravar o CD para depois testar, ferramentas como md5 testa a ISO antes de queimar o CD, download incompleto ou ISO corrompida, mídia riscada ou com defeito causa muitos problemas, pode até conseguir a instalação, alguns casos é díficil identificar, portanto, tenha todo o cuidado possível com as ISO e mídias.

O próprio algoritmo do bittorrent verifica a integridade dos arquivos, a principio parece dispensável a verificação com MD5, já detectei casos de imagens incompletas, mesmo com download completo, ao matar o processo com kill -9 a imagem ISO ficou imcompleta, precisei iniciar o bittorrent novamente para efetuar a correção, portanto procure reiniciar o download novamente para eventual correção e por segurança verifique também com MD5.

Dependendo da distro salva um arquivo MD5SUM no mesmo local do download das ISO, quando faltar este arquivo, procure no site da distro, pode copiar o arquivo, fazer download ou copiar somente as chaves das imagens que deseja conferir, pode até abrir o MD5SUM no navegador, copiar as chaves e colar no editor de texto para criar o MD5SUMS, como exemplo no SUSE 10.1 (i386), segue copia parcial do MD5SUMS com as chaves e linha de comando com o resultado da conferencia.

  cat MD5SUMS
  24e32b346a428fc811185282977c3fb7  SUSE-Linux-10.1-GM-i386-CD1.iso
  c95a8e69235b66adba6673a941d1956d  SUSE-Linux-10.1-GM-i386-CD2.iso
  60edef3630f90858da7a1b9cfbc019f7  SUSE-Linux-10.1-GM-i386-CD3.iso
  1f71708e7c7a03104d6c7cf2d41d2f6a  SUSE-Linux-10.1-GM-i386-CD4.iso
  41b36b9d529bfe0437553f1cd87bb1c0  SUSE-Linux-10.1-GM-i386-CD5.iso
  
  md5sum -c MD5SUMS
  SUSE-Linux-10.1-GM-i386-CD1.iso: OK
  SUSE-Linux-10.1-GM-i386-CD2.iso: OK
  SUSE-Linux-10.1-GM-i386-CD3.iso: OK
  SUSE-Linux-10.1-GM-i386-CD4.iso: OK
  SUSE-Linux-10.1-GM-i386-CD5.iso: OK

Isto indica que está Ok, caso tenha problema, reinicie download que o bittorrent vai baixar somente as partes com problemas ou faltantes, este exemplo de linha de comando se aplica a qualquer distro que disponibiliza o arquivos MD5SUMS junto com as ISO, algumas distro tem opção para verificar a mídia depois de queimar o CD, faça o boot de instalação e procure a opção verificar midia, conferir mídia ou algo semelhante.

sha1sum, algumas distros tem mais de uma opção e algumas utilizam o sha1sum, exemplo do Fedora, testar a imagem, dentro do diretório onde salvou os dois arquivos, ISO + sha1sum, execute; sha1sum -c SHA1SUM, veja o resultado do comando:
  [root@faqcl10 FC4]# sha1sum -c SHA1SUM
  FC4-test2-x86_64-DVD.iso: A soma coincide

Considere eventual problema na unidade leitora ou problemas com hardware, pode ocorrer problemas com a leitora, já detectei problemas com leitores de CDROM mais antigos que acusam erro em mídia gravada em unidades mais novas e com velocidade maxima, esta mesma mídia em outra maquina funciona perfeitamente, portanto suspeite também da unidade de leitura e do hardware, tente queimar o CD com velocidade mais baixa para diminuir estes problemas.

Mentest - Memória.

Algumas distro tem opção para testar memória, quando tiver problemas com instalação, procure pela opção testar memória, caso não encontre esta opção e tenha problemas na instalação, travamentos, erros e resultados inesperados. Procure identificar se o hardware é compatível e também faça boot por um Live CD com opção para testar a memória, Linux utiliza todos os recursos do hardware e principalmente da memória, não tolera qualquer falha, por menor que seja vai dar problema. São resultados inesperados e aleatórios, normalmente não vai encontrar nada nos logs. Mentest é um ótimo programa para testar memória.

Dicas e FAQ sobre md5 e sha1sum em;
http://www.zago.eti.br/md5.html

correção da imagem ISO

Sempre suspeitar de problemas com a imagem ISO, falhas na instalação ou erros inesperados, inicie o bittorrent novamente para fazer a correção, mantenha a mesma estrutura de diretório, inicie o torrent que ele detecta as ISO no diretório local ou sub-diretório, cada distro tem sua estrutura própria, o que importa é verificar se o torrent detectou as ISO e iniciou a conferencia, depois da conferencia inicia o download das partes faltantes.

Pode usar este recurso para corrigir imagens que baixou em outro torrent, em outra instalação, em outro cliente P2P, via ftp, http ou criadas a partir de CD com dd ou outro aplicativo, pode até criar a ISO a partir de CD defeituoso, iso cria uma imagem corrompida que o torrent consegue corrigir e economizar download, não importa a origem da imagem nem o estado dela, pode ser até imagem parcial, o torrent fará a conferencia e baixa as partes faltantes ou corrompidas, perfeito para correção de ISO, depois de completado o download, faça novamente a correção com MD5 ou sha1sum, constatando OK pode queimar o CD / DVD.

Gravar CD DVD a partir de download da imagem ISO

Imagem ISO é uma imagem do CD / DVD, pronta para gravar e obter um CD igual ao original, as distribuições GNU/Linux distribuem a imagem do CD em arquivo ISO que facilita o download e transporte via rede, está no formato está pronto para gravar um CD inicializável (bootável), com boot pelo CD, depois de gravado, basta configurar a maquina para fazer boot pelo CD, com a mídia na unidade leitora, inicie a maquina para fazer boot pelo CD e seguir as intruções de instalação, tudo muito simples e fácil.

Gravar ISO no Windows

Não importa o meio utilizado no download, ftp, http ou torrent, a imagem ISO é a mesma, esta imagem pode ser criada em qualquer sistema, mesmo a criada no Linux pode ser gravada no windows, por exemplo podemos baixar a imagem ISO de uma distro via windows e gravar o CD (queimar o CD) no próprio Windows com Nero ou Easy:

Gravando com Nero, utilize a opção de gravar a iso dessa maneira "file burn cd image" procure o local onde salvou a imagem e clique sobre ela para abrir a janelinha de gravar.

Quando o CD for bootável, procure nos menus pela opção de gravar CD bootavel, deve estar em ingles e os nomes são outros.

Gravando com Easy o procedimento é semelhante, procure nos menus por "file burn cd from image"

Nas versões mais recentes basta um duplo click sobre a imagem ISO para chamar o gravador com as configurações corretas de gravar a partir de uma imagem ISO.

CUIDADO, para não gravar como arquivo, não pode copiar como se copia arquivos, clic e arraste ou copiar e colar, tem que ser a partir de uma imagem.

Também não tente descompactar a ISO com winrar, winzip e outros aplicativos, a ISO é um formato pronto para gravar o CD / DVD e não deve ser modificada, não confunda ISO com outro sistema de empacotamento ou compactação como zip, rar, tar e etc, tem como abrir a imagem ISO mas nem tente fazer isto, a não ser que saiba o que está fazendo.

Depois de gravar acesse o CD pelo explorer e veja se tem varios arquivos e sub-diretórios, isto indica que gravou corretamente, pode configurar o boot da maquina para iniciar pelo CD, reiniciar a maquina para iniciar a instalação.

Caso encontre somente um arquivo do tamanho da imagem ISO foi porque fez a gravação errada, gravou o arquivo e não a partir da imagem ISO que cria o CD de instalação e portanto não vai dar boot pelo CD nem serve para instalação, serve somente como copia de backup da ISO.

Windows - gravar CD via Nero ou Easy...,
Linux K3b e Xcdroast
Tutorial para Kurumin mas o procedimento é o mesmo para gravar qualquer imagem ISO de qualquer distro ou outra ISO qualquer, bem detalhado e com telas destacando os detalhes da gravação e como configurar o boot pelo CD.
http://www.guiadohardware.net/kurumin/#gravar
mais dicas sobre gravar CD DVD
http://www.zago.eti.br/cdr-dvdr.html

script com hora para iniciar e terminar

Imagens ISO para DVD ou dependendo da distro são varios CD, uma boa opção é deixar o micro ligado a noite fazendo o download.

Exemplo para disparar bittorrent as 19:00 horas e matar o processo as 07:00 horas, prefira este exemplo com definição de variáveis e duplo [[ ]].

cat torrent.sh

  #!/bin/bash
  HATUAL=`date +%H`
  HINICIO=19
  HFIM=07
  if [[ $HATUAL = $HINICIO ]]; then
    #seus comandos aqui, exemplo para download kubuntu 6.06
    echo "mensagens em arquivo, coloque a sua aqui" >> /tmp/testetorrent
    cd /home/zago
  /usr/bin/btdownloadheadless --url http://cdimage.ubuntu.com/kubuntu/releases/6.06/release/kubuntu-6.06-dvd-i386.iso.torrent
  fi
  # matar o processo
  if [[ $HATUAL = $HFIM ]]; then
    killall -9 btdownloadheadless
    kill -9 $(ps ax|grep "python"|awk '{print $1}')
    pkill python
    pkill btdownloadheadless
  fi

Tive problema com o script acima, falha quando tem mais de um processo, retorna mais de um PID, a solução abaixo executa um kill para cada processo.

  #!/bin/bash
  HATUAL=`date +%H`
  HINICIO=19
  HFIM=07
  if [[ $HATUAL = $HINICIO ]]; then
    #seus comandos aqui, exemplo para download kubuntu 6.06
    cd /home/zago
  /usr/bin/btdownloadheadless --url http://cdimage.ubuntu.com/kubuntu/releases/6.06/release/kubuntu-6.06-dvd-i386.iso.torrent
  fi
  # matar o processo
  if [[ $HATUAL = $HFIM ]]; then
    PROCESSOS=$(ps ax|grep "python"|awk '{print $1}')
    MQTDE=`echo $PROCESSOS | wc -w`
    while [ $MQTDE -ne 0 ] ; do
         MVAR2=`echo $PROCESSOS | cut -d' ' -f$MQTDE`
         echo "matando PID $MVAR2 " >> /tmp/kilteste.txt
         /bin/kill -9 $MVAR2
         echo "status de retorno $?" >> /tmp/kilteste.txt
         MQTDE=$[$MQTDE-1]
    done
  #mais uma vez com outros comandos.
  killall -9 btdownloadheadless
  kill -9 $(ps ax|grep "python"|awk '{print $1}')
  pkill python
  pkill btdownloadheadless
  fi
  
  
  

Crie o script com o conteúdo acima, salve no diretório /etc/cron.hourly, torne executável com chmod 755, para script com nome torrent.sh execute.

chmod 755 /etc/cron.hourly/torrent.sh

Também precisa trocar o endereço do torrent para o que deseja baixar, acertar o hora de iniciar e matar o processo.

Documentação, site oficial e indicações de tutoriais

Tem muitos tutoriais e documentação na net, aqui vai algumas indicações, inicie pela documentação da sua distro, use o gerenciador da distro, veja também no site oficial.

Site do Bittorrent, Download, FAQ, documentação e etc...
http://bittorrent.com/
http://www.bittorrent.com/FAQ.html
http://www.bittorrent.com/faq.myt

Dicas sobre algumas distribuições GNU/Linux, tutorias com comandos e dicas especificos de algumas distribuições, download, documentação e muito mais...
http://www.zago.eti.br/distro/A-distro.html

Página principal deste site (FAQ)
http://www.zago.eti.br/menu.html